Estamos entrando no período de rematrículas, e como você pode ver, a maior parte das escolas ainda está fechada no Brasil. O que isso significa? Que não vai ter jeito, tudo terá que ser feito de forma digital mesmo! Mas não se preocupe, a rematrícula online é muito mais prática do que a física. A sua escola vai se adaptar rapidinho!
Venha comigo, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é rematrícula online?
É o processo de renovação do contrato de matrícula dos alunos atuais da escola, mas feito totalmente no meio digital. Para isso, é preciso que a escola utilize mecanismos que permitam a identificação da pessoa que está contratando o serviço, e que haja a comprovação do interesse dela nessa contratação.
Como fazer a rematrícula online?
Agora que você já sabe “o quê”, vamos ao “como”! Confira o passo a passo para a sua escola conseguir executar a rematrícula online!
Cadastro dos pais
Como você viu no tópico anterior, para que o processo de rematrícula ocorra de forma online, a escola precisa conseguir ter a certeza de quem está contratando o serviço. Então é importante que ela tenha os dados dos pais cadastrados em uma plataforma, e que o responsável que irá realizar a contratação tenha um usuário nessa plataforma para realizar o processo.
Aqui na ClipEscola, por exemplo, os pais dos alunos têm os dados cadastrados dentro da plataforma e eles possuem a versão mobile dela instalada no celular, na forma de aplicativo. Como cada um tem um usuário, a escola consegue saber exatamente quem executou qualquer ação, inclusive aceites e assinaturas de contratos.
Contrato digital
É claro que para realizar a rematrícula online, o contrato não pode ser de papel, certo? Você precisará de um contrato em formato digital, como o PDF. Esse documento deve ser enviado aos pais para que eles, logados em seus usuários, possam conferi-lo e assiná-lo digitalmente.
Assinatura Digital
O passo seguinte é a assinatura do contrato. Ela pode ser feita de forma digital com a mesma validade jurídica de uma assinatura de próprio punho. Para usá-la é necessário que a plataforma utilizada pela escola tenha a tecnologia de assinatura digital.
Aqui na ClipEscola, por exemplo, temos o módulo Assinatura Digital. A assinatura ocorre por meio de um token, que é um dispositivo eletrônico gerador de senhas temporárias. Logo que o pai recebe o contrato, ele clica no botão “Assinar”. O documento então se abre para que ele faça a conferência. Depois, ele clica no botão “Assinar” novamente, e o token é enviado ao e-mail dele. O código deve então ser digitado dentro do app. Com isso, a assinatura digital está concluída de forma fácil, segura e com validade jurídica, bem como a rematrícula.
Taxa de rematrícula
Como você deve saber, a cobrança da taxa de rematrícula só é permitida se o valor for parte integrante da anuidade, e não um valor extra. Para efetuar essa cobrança no ato da rematrícula online, o ideal é que a plataforma utilizada para esse processo possua gateway de pagamento.
Na ClipEscola o nosso se chama ClipPag, um assistente de recebimentos capaz de automatizar todo o fluxo financeiro da escola. Após o pai efetuar a assinatura digital do contrato, basta que ele clique no ícone do ClipPag, acesse o boleto que já foi gerado pela escola para essa taxa e efetue a quitação do débito. Se o pagamento for com cartão de crédito, tudo é feito dentro do próprio app. Caso seja no boleto, é necessário apenas que esse responsável use o código de barras para finalizar o pagamento no Internet Banking.
Rematrícula online tem a mesma validade jurídica da que ocorre da forma tradicional?
Sim! Hoje em dia é normal que documentos importantes existam apenas em formato digital, e que todo o trâmite, inclusive a assinatura, ocorra apenas nesse meio. Para você ter uma ideia, muitos dos processos judiciais em trâmite no país são 100% digitais e utilizam assinatura digital também. Então não tenha dúvida de que um contrato digital de rematrícula tem validade jurídica, bem como a assinatura dele.
Qual lei garante que a assinatura digital é válida?
Se você ainda está “com a pulga atrás da orelha”, não fique! A validade jurídica da assinatura digital é garantida pela Medida Provisória N°2.200-2 de 24 de agosto de 2001. Quando a assinatura digital é criada, um par de chaves criptográficas de assinatura é gerado. Conforme a MP, as chaves privadas são de controle, uso e conhecimento exclusivos do titular.
O que isso quer dizer? Quer dizer que quando essa chave é gerada pelo perfil do usuário na ClipEscola (ao clicar no botão Assinar), o uso dessa assinatura é de responsabilidade dele. Tudo o que ele assinar com ela terá validade jurídica!
Vocês podem me ajudar a implementar a rematrícula online na minha escola?
É claro! A ClipEscola possui todos os recursos de que a sua instituição necessita para fazer a rematrícula online de ponta a ponta. A solução permite:
- Cadastro dos usuários
- Envio de contrato em PDF com armazenamento em nuvem
- Assinatura do contrato de forma digital
- Pagamento da taxa de rematrícula
E olha que essa é só a ponta do iceberg! A ClipEscola possui recursos para praticamente qualquer necessidade de interação entre escola e pais. Saiba mais por aqui.
Leia mais
– Como fazer matrículas em tempos de pandemia
– Assinatura digital: como usá-la para matrículas e rematrículas