Segurança no trânsito não é brincadeira, ainda mais quando há crianças envolvidas. Por conta disso, o transporte escolar, seja ele coletivo ou familiar, precisa ser muito bem administrado. Assim como os veículos ficaram muito mais seguros com os avanços tecnológicos, como o air-bag e os freios ABS, também o smartphone pode ser de imensa ajuda na hora de lidar com os desafios da mobilidade urbana.
Experiência em desenvolvimento de sistemas adaptados às necessidades escolares, juntamente ao acompanhamento dos problemas relatados por pais e educadores nos horários de entrada e saída nos colégios, resultou na criação do Estou Chegando. Já falamos dele antes, por ocasião do lançamento, mas agora vamos focar em como ele influencia na segurança e comodidade das áreas escolares na prática.
Lamentavelmente, o trânsito é a principal causa de mortes acidentais entre crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. A boa notícia é que os atropelamentos têm diminuído consistentemente nos últimos 13 anos. Uma das principais causas apontadas é o maior uso de veículos, mas eles também podem se tornar vilões sem os cuidados necessários.
Alguns estados possuem leis obrigando o entorno das escolas a possuírem faixas de segurança, lombadas, radares e outros equipamentos de segurança no trânsito. Ou seja, não adianta querer dar uma de “apressadinho” na hora de levar e trazer a criançada. Fazer uso dos recursos tecnológicos é muito mais eficaz.
Observe uma imagem real do Estou Chegando do Colégio Rainieri, em São Paulo:
Por esse tela, o pessoal da recepção e da portaria acompanha a proximidade dos pais e já garante o encaminhamento dos estudantes na ordem correta. Nesse exemplo, tem um responsável a apenas 27 metros da escola. E como isso está aparecendo ali? Simples, todos esses pais abriram o Estou Chegando, no ClipEscola, antes de darem a partida no carro. O resto é por conta do GPS, sem distrações.
Dessa forma, um estacionamento pequeno deixa de ser problema, porque em muitos casos os responsáveis não precisam nem desligar o motor. Por consequência, não há filas duplas, multas por estacionamento em local proibido ou mesmo acidentes resultantes da pressa e do improviso.
Nas palavras de Gabriela Freitas, Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura, “considerando a alta severidade de alguns tipos de acidentes, é preciso não deixar que eles aconteçam. Nesses casos, a ‘vacina’ mais efetiva é a prevenção”.
Leia mais
– Estou Chegando: confira todos os recursos dessa super funcionalidade da ClipEscola!
– 5 maneiras de organizar o fluxo de entradas e saídas escolares com a ClipEscola