O aprendizado é algo maior do que a sala de aula. Ele nos atravessa constantemente por meio de diversas experiências do nosso cotidiano. Quando assistimos a um filme, por exemplo, também podemos sair com o nosso “copo do saber” um pouco mais cheio. Há narrativas que nos fazem refletir, tirar lições, aprender com experiências alheias, absorver informações, encontrar inspirações ou mesmo a motivação de que precisávamos. Por isso, preparamos uma lista de filmes educativos para você enriquecer ainda mais o aprendizado dos seus alunos!
Bora conferir? Me siga!
1. A corrente do bem
O que cada um de nós pode fazer para mudar o mundo? Essa questão é o ponto-chave do filme “A corrente do bem”, de 2000. Um professor de estudos sociais lança um desafio à turma: ter uma ideia para tornar o mundo um lugar melhor e colocá-la em prática. A semente encontra terreno fértil no aluno Trevor, que compra a missão e se empenha com afinco para cumpri-la.
Trevor cria um plano. A ideia é muito simples: fazer um favor a três pessoas e pedir que elas façam o mesmo por alguém. Com isso, o estudante acaba criando uma corrente de bondade sem precedentes.
O filme mostra como cada um pode ser o agente da mudança que quer ver no mundo. O professor, ao cumprir com sua missão de educar, tirou o aluno de sua paralisia cotidiana e o instigou a usar o seu potencial para praticar o bem. O menino, com pequenas ações, espalhou uma ideia de bondade entre as pessoas. A lição que fica é que cada um pode fazer a sua parte, e essa parte, por menor que seja, é importante para o mundo. Inspire os seus alunos também e passe esse filme educativo adiante!
2. O jogo da imitação
A palavra “impossível” é um freio para muitas pessoas, que deixam de tentar fazer algo que não se acredita que alguém seja capaz de fazer. O matemático inglês Alan Turing não acreditou nessa palavra, e por isso, superou o impossível e mudou os rumos da história.
Turing é o homem que decifrou o aparelho de encriptação Enigma, usado pelos nazistas para a comunicação durante a Segunda Guerra Mundial, que até então era tido como indecifrável. Com isso, ajudou a acelerar o fim da guerra e a garantir a vitória das Nações Unidas. Seu feito é registrado na produção cinematográfica “O jogo da imitação”, de 2015.
O filme, além de retratar um fato histórico, traz também importantes lições, e por isso mesmo está nesta lista de filmes educativos. Com o exemplo do matemático, aprendemos que somos capazes de ir tão longe quanto acreditamos, independentemente das crenças e limites dos outros. Também aprendemos sobre os erros de intolerância que a humanidade cometeu e que não devem se repetir, como a perseguição e condenação que Turing sofreu por ser homossexual, mesmo com a importante contribuição que deu ao mundo.
3. Gênio indomável
Um gênio escondido atrás de um esfregão, de uma ficha criminal e de uma personalidade complicada, esse é o mote do filme “Gênio Indomável”, de 1997. Após resolver uma equação complexa em um quadro-negro da universidade em que trabalhava como faxineiro, a genialidade de Will é revelada.
O jovem, interpretado por Matt Damon, precisa fazer terapia por uma determinação legal. O analista Sean, interpretado por Robin Willians, é quem consegue se conectar com Will e ajudá-lo a trabalhar com sua personalidade indomável e a achar o seu lugar no mundo.
O longa merece seu lugar nesta lista de filmes educativos pelas lições que traz, mostrando que más companhias podem prejudicar a sua vida; que aceitar ajuda quando se precisa não é sinal de fraqueza, e sim de coragem; e que cada um tem um ritmo diferente para encontrar o seu propósito, então nunca é tarde para rever escolhas e fazer uma correção de rota na vida.
4. O homem que viu o infinito
“O homem que viu o infinito”, de 2015, é a história real de Srinivãsa Aiyangãr Rãmãnujan, um indiano pobre, órfão de pai, sem formação acadêmica e também um gênio da matemática e uma das mentes mais brilhantes do século XX.
Rãmãnujan frequentou a escola, mas ainda pré-adolescente, começou a aprender aritmética e geometria de forma autodidata. Sem conhecer os processos e métodos acadêmicos, as fórmulas matemáticas simplesmente surgiam na mente de Rãmãnujan. Ele não conseguia explicar como chegou a elas, e acreditava que fosse por revelação divina. Ao começar a se corresponder com um professor de Cambridge, a genialidade do indiano é exposta, e ali começa um novo capítulo na vida dele.
Rãmãnujan, ao longo de sua trajetória, passa por muitos percalços, preconceitos, choques culturais, mas consegue vencer todos eles e entregar ao mundo os produtos de sua mente brilhante. Essa incrível história passa importantes lições de esforço, resiliência, persistência e amizade. Mostra também que é possível triunfar acima de todas as condições adversas, quando a realidade é dura e todo o contexto é desfavorável.
5. Um sonho possível
Fechando a nossa lista de filmes educativos está “Um sonho possível”, de 2009. O longa é a história real do jogador de futebol americano Michael Oher. Negro, pobre, sem-teto, filho de uma mãe viciada, a primeira guinada na vida de Oher foi quando ele foi aceito em uma escola particular de elite a pedido do treinador “Big Tony”, que o conhecia.
Na escola, porém, a vida de Oher não foi fácil. Ele já tinha passado por várias escolas públicas diferentes e ficado sem estudar por mais de um ano. Com a base que tinha, era muito difícil acompanhar o desempenho escolar dos colegas, e os professores não ajudavam. É então que acontece a segunda guinada na vida dele. Um casal rico – pais de um colega de Oher – o convida para passar a noite na casa deles. O relacionamento que começa ali, posteriormente, se transforma em adoção. Com uma família amorosa e aulas particulares, as notas de Oher melhoram.
No segundo ano do colégio, Oher começa a demonstrar seus talentos no esporte. Começa com o basquete, depois passa para o atletismo e finalmente, no terceiro ano, chega ao futebol americano, o esporte que o consagrou. O filme passa uma mensagem de solidariedade, mostrando que se importar com alguém pode transformar a vida daquela pessoa. Passa também uma lição de resiliência diante das adversidades e de superação dos obstáculos.
Leia mais
– 5 documentários sobre educação e tecnologia que todo educador deveria assistir
– 10 livros sobre educação e tecnologia que vão abrir a sua mente