Como a sua escola envia o boletim aos pais e responsáveis? De forma impressa e com entrega via aluno ou via reunião? E quanto às notas parciais, elas também costumam ser entregues? Esse acompanhamento do desempenho do estudante pelos responsáveis é de extrema importância, porém, os processos de envio impressos e manuais não facilitam as coisas. Quer ver como o meio digital pode ser um caminho muito melhor para isso? Então confira as vantagens:
1. Certeza de que o boletim e as notas chegarão ao destino
Quando o boletim é impresso, fica complicado ter a certeza de que ele chegará aos pais e responsáveis. Algumas escolas o entregam diretamente aos alunos e depois conferem se voltou assinado. Porém, se as notas que constam no boletim não são positivas, os estudantes têm um repertório de “artimanhas” para evitar que elas sejam conferidas por quem deveria.
Não é incomum, por exemplo, que os alunos tentem falsificar a assinatura dos pais. Como são muitos boletins que precisam ser conferidos, nem sempre uma assinatura falsificada será notada. Uma outra estratégia dos estudantes é pedir para outro adulto assinar, alguém da família que não é o responsável pelo acompanhamento escolar deles e que é mais maleável. Maneiras há. Se o aluno é o intermediário do próprio boletim, ele dará um jeito de só mostrá-lo quando for conveniente para ele.
Quando o boletim é entregue em uma reunião de pais e mestres, o problema é a presença. Nem todos os pais comparecem, então, não recebem o boletim em mãos. Para esses, mais uma vez, o caminho será o aluno, e aí voltamos ao problema do parágrafo anterior.
Já quando o assunto são as notas parciais, como as de provas, trabalhos etc., aí que os responsáveis não conferem mesmo. Geralmente não há a necessidade de assinatura de ciência em notas desse tipo, e certamente o estudante não as mostrará aos pais se elas forem baixas.
No envio por agenda digital, a escola tem a certeza da ciência dos pais. O boletim e as notas chegam diretamente nas mãos deles, sem intermediários. Quando eles fazem a conferência, a instituição consegue saber imediatamente, pois há uma confirmação de leitura que não pode ser desativada. E tem mais! Todos os responsáveis do aluno que estiverem cadastrados recebem esses envios, e não um só.
2. Acompanhamento constante do desempenho do aluno
Quando os envios são de forma digital, o acompanhamento do desempenho do aluno é mais constante, e não ocorre apenas bimestral ou trimestralmente. Isso porque não é só o boletim que chega até eles, mas as notas parciais também.
Talvez você esteja pensando: “Ué, mas qual a relação do digital com o envio de notas parciais?”. É simples. Com a agenda digital, o envio delas é rápido, e se houver integração com sistema de gestão, pode ser até automático. Então, em escolas que usam essa tecnologia, o envio de notas parciais é realmente bem comum. Já em instituições que usam o processo impresso, sabemos que esse tipo de nota dificilmente é conferida pelos responsáveis, como já falamos.
Para o rendimento do aluno ao longo do ano, esse acompanhamento mais constante faz bastante diferença. Ele permite que atitudes sejam tomadas antes que um desempenho negativo se prolongue por um bimestre inteiro. Os pais, ao notarem que as notas do filho estão ruins, já podem imediatamente verificar o que é necessário para ajudá-lo. Assim, o aluno conseguirá “correr atrás do prejuízo” enquanto é tempo.
3. Facilidade para a conferência dos pais e responsáveis
Quando o canal de envio do boletim e das notas parciais aos responsáveis é a agenda digital, a própria tarefa de conferência é muito mais fácil para os pais, que podem simplesmente dar uma espiadinha no celular em algum momento ao longo do dia. Mesmo que eles nem estejam pensando nisso, acabarão olhando o celular por qualquer outro motivo e verão a notificação no app.
Já quando o boletim é impresso, os responsáveis não conseguem conferi-lo em tempo real. Só poderão fazer isso quando chegarem em casa à noite, e isso se o aluno lembrar ou quiser mostrá-lo. Não é nada prático e nem eficiente.
4. Agilidade nos processos
Para a escola, a rotina de envio do boletim e das notas parciais aos pais é muito ágil com a agenda digital. Se houver integração com o sistema de gestão, cada nota que é lançada lá já é enviada a eles automaticamente, sem necessidade de nenhuma outra tarefa.
Caso não haja integração, basta preencher um template dentro da própria agenda. Ele é preenchido individualmente para os alunos, mas o envio é massivo. Então, é muito rápido mesmo. O envio do boletim também segue essa mesma lógica.
Já no processo manual e impresso, normalmente os boletins são levados até cada sala de aula e distribuídos de aluno em aluno. Depois, os professores precisam fazer a conferência das assinaturas de ciência dos responsáveis no esquema “um por um”. Então, períodos de aula são consumidos com essas demandas. É um tempo produtivo desperdiçado que poderia ser utilizado para aula.
5. Economia para a escola
O papel tem custo, bem como a tinta que está nele. Então, quando uma escola imprime boletins para todos os alunos, ela está tendo um gasto com folhas e toners de tinta que não é necessário. Afinal, se o envio é pela agenda digital, esse custo é completamente eliminado.
Se a instituição possui uma grande quantidade de alunos, esse custo não é pequeno, pois são milhares de boletins impressos que poderiam ser digitais. Mesmo que a escola seja menor, toda economia é bem-vinda, não é verdade? Essa é mais uma das vantagens do envio do boletim e das notas parciais pela agenda digital.
Como a ClipEscola pode ajudar
A Agenda Digital ClipEscola é a mais completa do mercado. Nós temos uma biblioteca de templates que facilita muito a rotina de envio do boletim e das notas parciais. Eles já foram pensados para um preenchimento rápido, para agilizar o dia a dia do professor. Uma vez que os templates são preenchidos, o envio é feito de forma massiva para todos os pais da turma, ou seja, com um só clique. Vale frisar que mesmo o envio sendo massivo, cada pai só recebe as notas e boletins referentes ao filho dele.
Ahhh… tava esquecendo de te falar uma coisa bem legal sobre os nossos templates de boletim. É possível personalizá-los colocando os campos e a estrutura que a escola preferir. Dá para colocar, por exemplo, boletim bimestral, trimestral, campo para lançar o número de faltas etc.
Caso a escola tenha sistema de gestão, a facilidade para envio de boletim e de notas parciais é maior ainda do que a que eu te contei. Isso porque a ClipEscola consegue se integrar a qualquer sistema, então, bastará que o lançamento das notas seja feito lá e pronto! Tudo vai automaticamente para as mãos dos pais pela agenda digital, sem que seja preciso importar ou exportar nada e nem executar qualquer outra atividade. Automação é tudo de bom, né? Entre em contato com a gente por aqui e tenha todas essas facilidades ao seu alcance!
Leia mais
– Como a integração entre softwares escolares pode impactar na produtividade
– Sistema de Gestão Escolar x Agenda Digital: entenda a diferença entre eles