A tecnologia invadiu definitivamente a sala de aula e se faz cada vez mais presente no dia a dia das instituições. Não é para menos. Além de muitas escolas já disponibilizarem materiais em formato digital, há também uma abundância de conteúdos e ferramentas que podem ser facilmente encontrados na internet. Nesse contexto, surge um termo que você já deve ter ouvido por aí: Recursos Educacionais Digitais (REDs). Você sabe o que são, onde vivem e do que se alimentam? Me siga na leitura e vamos entender tudo sobre o assunto!
O que são Recursos Educacionais Digitais (REDs)?
Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) são materiais e ferramentas em formato digital que possuem finalidades pedagógicas. Eles englobam vídeos, textos, imagens, jogos, podcasts, infográficos, slides e muitos outros.
Os REDs podem ser recursos gratuitos ou não. No caso de materiais de domínio público ou licenciados de forma aberta e com possibilidade de modificação, além de REDs, eles também se encaixam na definição de Recursos Educacionais Abertos (REA).
Qual a vantagem de utilizar Recursos Educacionais Digitais nas aulas?
Agora você já pegou o conceito de Recursos Educacionais Digitais, certo? Está na hora então de vermos as vantagens de utilizá-los. Confira algumas delas:
Aumento do interesse dos alunos
Convenhamos que a tecnologia é um bom “molho” para qualquer conteúdo, não é? Para os nativos digitais, que estão sempre com o celular na mão e que entendem mais de tecnologia do que boa parte dos adultos, escutar conteúdos palestrados e copiar anotações do quadro para o caderno é algo que definitivamente não empolga.
Usar Recursos Educacionais Digitais é falar a língua deles. Os conteúdos e as possibilidades que eles trazem tornam qualquer assunto muito mais atrativo. Como consequência, o rendimento deles tende a aumentar. Ao menos foi isso o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Unesp com estudantes que tinham médias ruins. O desempenho deles melhorou em 51% com o uso de recursos digitais interativos.
Gama de possibilidades
Quando um conteúdo é ensinado por meio de oratória, anotações e materiais impressos, as possibilidades são bem limitadas. Em geral, tudo é linear, previsível e com uma única maneira de se fazer as coisas. Não é bem assim?
Já se o ensino acontece permeado pelos mais variados tipos de Recursos Educacionais Digitais, há muitas possibilidades, muitos caminhos a seguir e muitas formas de se fazer as coisas. As barreiras do físico simplesmente se quebram.
É possível, por exemplo, utilizar games educativos para fazer disputas de conhecimentos online; acessar infográficos multimídia e escolher caminhos não-lineares para acessar as informações; entrar em realidades virtuais aumentadas e observar experimentos, planetas, animais marinhos etc. O mundo digital traz possibilidades incríveis ao aprendizado.
Aquisição de competências digitais
A utilização de Recursos Educacionais Digitais em formatos variados e com frequência constante é uma das maneiras de se trabalhar competências digitais com os alunos. Além de aprender sobre o conteúdo didático por meio desses materiais, os estudantes também aprenderão a explorar esses formatos, a dominar o seu uso, a entender os seus mecanismos de funcionamento e replicá-los para diferentes situações. Quanto mais interativos e diversos forem os REDs, mais competências digitais poderão ser desenvolvidas.
Você sabe a importância que isso tem? Vou te explicar. O mercado de trabalho hoje já é permeado pela tecnologia nas mais diversas áreas de atuação. No futuro, isso só se intensificará. Então, trabalhar as competências digitais com os alunos é fundamental para garantir a empregabilidade deles quando forem adultos. Bem importante, né?
Onde posso encontrar Recursos Educacionais Digitais?
Há diversos locais nos quais você pode encontrar Recursos Educacionais Digitais. Confira alguns deles:
Pela plataforma do MEC é possível encontrar inúmeros Recursos Educacionais Digitais em formatos variados. E olha que quando eu falo “inúmeros”, não estou exagerando. São mais de 318 mil REDs disponíveis. Entre eles há jogos, vídeos, animações, experimentos, áudios, textos, livros digitais, planos de aula, imagens, apresentações, entre outros. Ou seja, materiais digitais para usar por uma vida, né?
Todos os REDs disponíveis foram desenvolvidos pelo próprio MEC ou por parceiros e são totalmente gratuitos. Os conteúdos já foram pensados para o encaixe com objetivos de aulas e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, faça bom proveito!
O Geografia Visual é um achado. O site reúne muito conteúdo variado sobre o tema. Há fotografias, infográficos, jogos, simuladores, mapas, gráficos, histórias em quadrinhos, ilustrações, podcasts, quizzes, vídeos, videoaulas, slides, entre outros. Esses conteúdos podem ser usados tanto para enriquecer as aulas quanto de maneira complementar a elas, em tarefas para a casa. Então, não deixe de conferir!
Smile and Learn, ao contrário do que o nome sugere, não é um repositório de conteúdos para aulas de inglês. Nesse canal do YouTube você encontrará uma série de Recursos Educacionais Digitais de diferentes disciplinas com foco em crianças entre dois e 12 anos.
Há diversos vídeos sobre alfabetização. Há outros também voltados para o ensino de matemática, ciências, biologia, música etc. Algumas opções de conteúdos são mais curtinhas, com cerca de dois minutos, e outras são mais longas, chegando até a 20 minutos. Resumindo, opções não te faltam!
Se você quer encontrar uma grande quantidade de Recursos Educacionais Digitais de domínio público, nada melhor do que o próprio portal Domínio Público. O acervo de materiais é enorme e inclui livros, imagens, músicas e vídeos. Há desde obras clássicas como “A Divina Comédia” até livros infantis, registros históricos, materiais acadêmicos e conteúdos em idiomas estrangeiros. Use os filtros do portal e explore as possibilidades!
Mais uma opção de peso para você. O site Escola Digital reúne 38 mil Recursos Educacionais Digitais gratuitos. Os conteúdos fazem parte de roteiros de estudos, como por exemplo “substâncias químicas”, “cálculo da velocidade em plano inclinado” etc. Os materiais e roteiros têm o objetivo de apoiar as práticas pedagógicas e já estão alinhados à BNCC.
O portal também busca auxiliar professores e gestores a se desenvolverem para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Ele os orienta, por exemplo, a como seguir um plano mais estruturado para a inserção dos recursos e também a como usá-los para desenvolver nos alunos o pensamento crítico.
Por onde posso disponibilizar Recursos Educacionais Digitais aos alunos?
Muitos dos Recursos Educacionais Digitais podem ser utilizados dentro das próprias aulas lecionadas na instituição de ensino. Porém, outros servirão mais ao objetivo de apoiar as tarefas de casa. Haverá também aqueles que podem ser usados como um material complementar de estudos para agregar ao que foi ensinado em sala de aula. Para esses que os alunos terão contato fora da escola, será preciso pensar em um bom canal para realizar o envio.
O ideal é que a instituição possa contar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no qual cada professor possa disponibilizar os materiais que quiser aos alunos de forma organizada, dentro de categorias específicas para a sua disciplina e série. Esse AVA, é claro, precisa contar com a tecnologia de armazenamento em nuvem, para que o peso dos arquivos não seja um problema. É interessante também que ele possibilite que os professores possam conferir se os estudantes estão acessando os materiais ou não.
Como a ClipEscola pode ajudar?
Aqui na ClipEscola nós temos exatamente o que você precisa! A nossa Plataforma de Transformação Digital M3I conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem super completo. Ele possui armazenamento em nuvem e permite que os professores possam enviar materiais digitais aos alunos de forma categorizada por disciplina e série e ainda conferir se eles os estão acessando.
Além de trazer tudo o que é necessário para o envio de Recursos Educacionais Digitais aos alunos, o AVA da Clip traz inúmeras outras possibilidades! Por ele é possível enviar e receber tarefas de casa e acompanhar o status das entregas; tirar dúvidas dos alunos por meio da agenda de recados; realizar aulas de reforço com transmissão ao vivo; aplicar provas com correção automática e muito mais! Confira todas as possibilidades do nosso AVA neste infográfico.
Leia mais
– Tarefas escolares: como potencializar o aprendizado com materiais multimídia
– 7 maneiras de utilizar a tecnologia para aumentar o rendimento dos alunos