Nunca é fácil começar em uma escola nova. Demora um tempo até quebrar o gelo e se enturmar com os colegas, se adaptar a uma nova metodologia, a novas regras e a um novo ambiente. Se o estudante está mudando de uma escola pública para uma particular, ou vice-versa, há ainda mais aspectos para se adaptar. Por isso, é importante que a instituição tenha algum planejamento para fazer uma boa integração de novos alunos na escola.
É justamente sobre esse tema que falaremos hoje. Confira algumas dicas de ações que a sua escola pode realizar para fazer com que o novo aluno se sinta acolhido:
1. Inclua os novos alunos no fluxo de comunicação escolar e dê as boas-vindas
Se a sua instituição, como muitas nos dias de hoje, tem um canal direto de comunicação com os estudantes, cadastre o novo aluno para receber essas comunicações logo que ele chegar. Caso esse canal seja a agenda digital, por exemplo, já é possível deixar um template personalizado de boas-vindas pronto para enviá-lo ao novo estudante já no primeiro dia de aula. Assim, ele já começa com uma impressão positiva da escola 🙂
2. Colete informações sobre os novos alunos
Quando falamos na integração de novos alunos, um aspecto importante é conhecê-los. Como será que foi a experiência deles na escola anterior? Qual foi o motivo da mudança? Esses estudantes têm hobbies que se encaixam com as atividades extracurriculares disponibilizadas pela escola? Eles necessitam de ensino inclusivo devido a algum transtorno de aprendizagem ou a altas habilidades?
Para ter todas as respostas de que a escola necessita para poder oferecer uma adaptação ideal, ela pode enviar um formulário aos pais e/ou aos estudantes para captar todas essas informações. Para facilitar a tabulação dos dados coletados, o melhor é utilizar opções de resposta fechadas.
Ah e também é importante que a escola realize o envio desse formulário por um canal realmente efetivo, que os responsáveis e os estudantes tenham facilidade em fazer a conferência e dar as respostas. Se você quer uma dica, aposte na agenda digital. Ela fica no celular e, sinceramente, existe alguma coisa que as pessoas conferem mais do que o celular? Olha, eu desconheço.
3. Disponibilize materiais importantes para a integração ao novo ambiente
Existe uma série de materiais que os estudantes costumam receber quando começam na escola ou no primeiro dia de aula do ano, tais como:
- Manual do estudante
- Horários de atendimento
- Mapa da escola
- Lista de clubes e atividades extracurriculares
- Etc.
Esses materiais podem contribuir bastante para a integração de novos alunos, pois fornecem um “resumão” dos principais aspectos que eles precisam conhecer. Então, certifique-se de que os novatos os recebam!
Às vezes pode acontecer de um aluno novo não chegar exatamente no primeiro dia de aula. Pode ser que chegue até no meio do ano. Mesmo assim, ele não pode deixar de receber todos esses materiais, pois são de suma importância para a adaptação dele.
Na agenda digital há um recurso que ajuda nessa questão. Se chama “Reenviar a Novos”, e pode ser habilitado no dia do disparo original. Então, sempre que houver um novo aluno cadastrado, ele receberá o material enviado automaticamente. A escola pode até criar uma categoria chamada “Documentos Importantes”, ou algo assim, para que esses materiais possam ser facilmente encontrados e conferidos sempre que os estudantes quiserem. É uma boa, né?
4. Recrute padrinhos para os novos alunos
No mundo corporativo, essa ideia já é usada há um bom tempo para a integração de novos colaboradores, então, que tal a sua escola roubá-la? Funciona assim: a sua instituição recruta alunos que queiram se voluntariar a ser padrinhos de estudantes novatos, para ajudá-los na integração. É importante que esses padrinhos estejam na mesma sala de aula do novo aluno.
Os padrinhos devem receber uma orientação da escola sobre o que se espera deles, como por exemplo:
- Apresentar a escola ao novo aluno
- Apresentar o novo aluno aos outros colegas da turma
- Convidar o novato na hora do recreio para lancharem juntos
- Quando houver formação de grupos com opção de escolha, sempre incluí-lo
- De modo geral, dar a esse novo aluno a sensação de acolhimento
5. Promova dinâmicas em sala de aula com grupos mistos
Uma outra ação que pode ajudar na integração de novos alunos são os trabalhos em grupo. É claro que para isso funcionar, é necessário quebrar as panelinhas, então, o professor é que deve fazer a formação dos grupos e misturar os novatos com os veteranos.
O ideal é que isso seja feito diversas vezes ao longo do primeiro semestre dos novatos na escola, sempre com o professor montando os grupos e variando os integrantes. Assim, os novos alunos acabarão interagindo com todos da turma, e naturalmente, as amizades irão surgir.
6. Crie eventos só para novos alunos
Outra ideia legal para a integração de novos alunos é colocar todos os novatos da escola em contato uns com os outros, independentemente da turma. Afinal, todos estão no mesmo barco, né? Isso pode criar uma identificação, e eles podem fazer vínculos de amizade mesmo sendo de turmas diferentes.
Para promover esse contato, a instituição pode criar eventos presenciais ou online só com esses novos estudantes, para que eles possam se apresentar uns para os outros e se conhecer melhor. Dá até para a escola elaborar uma programação divertida para esses encontros, como o jogo de Imagem & Ação, pequenas competições com prêmios etc.
Os eventos podem ser criados dentro da agenda digital, que envia o convite aos participantes e eles já podem confirmar a participação na mesma hora. Então, a data ficará sincronizada com a agenda do celular deles, enviando lembretes periódicos para que não se esqueçam do compromisso. Se a reunião for online, pode até ocorrer dentro da mesma plataforma.
Depois do evento, a escola pode criar grupos de conversas dentro da agenda só com essa segmentação de alunos. Assim, eles poderão continuar interagindo e estarão dentro de um ambiente seguro oferecido pela instituição, que pode ser monitorado e moderado, e que não expõe o número de celular dos participantes. Que tal?
7. Faça o acompanhamento da integração de novos alunos
De tempos em tempos é importante que a escola faça algum acompanhamento para descobrir se as estratégias para a integração de novos alunos está funcionando. Para isso, é possível resgatar aquela ideia do formulário que falamos lá no começo e utilizá-lo para checar com os pais e com os alunos como está a adaptação.
Algumas perguntas que podem constar nesse formulário de acompanhamento são:
- O aluno está se sentindo confortável na escola?
- Do que ele mais está gostando?
- Houve alguma situação ou incidente que o desagradou? Qual?
- O aluno está conseguindo acompanhar o ritmo do ensino?
- O aluno se sente acolhido pelos colegas?
- Já fez amizades?
- O aluno se interessou por algum clube ou atividade extracurricular? Qual?
- Há algo mais que você queira acrescentar?
Essas são só algumas sugestões. Nesse caso, seria preciso usar um formulário com perguntas contendo opções de respostas fechadas e abertas, para conseguir pegar todas essas informações. O envio, mais uma vez, pode ser via agenda digital, para que haja mais certeza da conferência.
Como a ClipEscola pode ajudar
Você viu que muitas das ideias deste artigo contam com o suporte da tecnologia, né? Então, é aí que a gente entra! A ClipEscola desenvolve a agenda digital mais completa do mercado, que possibilita inclusive tudo o que você leu aqui.
A nossa agenda possui o recurso “Reenviar a Novos”, que permite que recados já enviados possam ser reenviados sempre que um novo aluno for cadastrado. Não é toda agenda que tem isso não, viu? A Clip tem porque é muito completa mesmo.
Temos também a opção de Formulários, que traz uma gama de possibilidades de pesquisa. É ideal para a sua escola captar todas as informações que precisa sobre os novos alunos e também fazer o acompanhamento da integração deles.
Ahhh… e lembra daquela dica sobre os eventos? Podemos te ajudar com tudo o que você precisa! Pela Clip você pode agendar os eventos, confirmar as participações, enviar lembretes automáticos e até realizar eventos online dentro das nossas salas virtuais. Não é o máximo?
Até aquela parte pós-evento que eu te falei – que é a formação de grupos de conversas só de novos alunos, contando com monitoramento e moderação da escola – nós temos na Clip também! O que você acha de saber mais sobre os nossos recursos? Solicite informações agora mesmo por aqui.
Leia mais
– Enquete escolar: desvende uma gama possibilidades de pesquisas
– Como criar calendários escolares personalizados para cada público