A primeira reunião de pais do ano marca o início de uma nova jornada. Um ano letivo inteirinho ainda está para ser desbravado, e é o momento de apresentar aos responsáveis como ele se dará e todos os aspectos que o envolvem, como: ambiente escolar, professores, métodos, projetos e muito mais!
A sua escola quer acertar já na largada e fazer uma reunião inaugural altamente relevante? Então venha comigo e vamos ver o que não pode ficar de fora dela!
Espaço confortável para acomodar a primeira reunião de pais
Na primeira reunião de pais do ano, nada de deixar os responsáveis espremidinhos em locais apertados, ou com o ar-condicionado ligado em temperaturas muito baixas, deixando todo mundo com frio, ou pior, com ele desligado. Quando a pessoa não está se sentindo confortável onde está, ela logo quer ir embora, não é verdade? Então, esse é o primeiro aspecto no qual você precisa pensar.
Procure um local amplo, que acomode bem a todos os participantes. Se for possível, posicione-os em formato de círculo ou de U, para que todos possam se ver bem. Fique sempre atento à temperatura, para que ela se mantenha agradável. Se estiver na dúvida, pergunte aos participantes: “Está muito frio?”, “Está muito quente, querem que eu diminua a temperatura?”.
Também vamos falar dos comes e bebes. Eles fazem toda a diferença na questão aconchego. O café mesmo é algo vital para uma reunião, pois queremos os pais bem acordados, não é mesmo? Água é outro item que não pode faltar. É bom também ter algo para mastigar, como umas bolachinhas, por exemplo. Resumindo então: no mínimo, café, água e bolachas.
Apresentação da escola e de seus ambientes
Todo ano sempre há novas famílias chegando na escola, que ainda não a conhecem e nem a sua estrutura. Também há pais e responsáveis que, embora não sejam novos na instituição, podem ainda não conhecer bem todos os seus espaços, ou não ter visto alguma reforma ou melhoria que foi feita.
No primeiro momento então é hora de dar um panorama geral sobre a escola, pincelando aspectos como histórico, missão, visão etc. Depois, apresente a estrutura na instituição. Isso pode ser feito por meio de fotos, vídeos ou até de um tour guiado. É importante que tudo seja mostrado, da sala de aula ao laboratório, da cantina ao banheiro. Os pais precisam entender em quais locais os filhos passarão o tempo e qual é a segurança, higiene, cuidados e possibilidades que eles possuem.
Apresentação dos professores
Um ponto alto da primeira reunião de pais do ano é a apresentação dos professores. Os pais sempre querem conhecer aqueles (ou aquele, no caso de alunos até a quarta série) com os quais os filhos conviverão durante todo o ano letivo e que terão a missão de ensiná-los.
O ideal é que todos os professores estejam com um crachá com o nome deles, para que os pais possam memorizar bem. Então, cada um pode se apresentar brevemente, de preferência com um tempo máximo estipulado, para que ninguém se alongue demais.
Apresentação da metodologia, formas de avaliação e projetos para o ano
Pensando mais uma vez nas famílias que são novatas na escola, e que ainda não entendem muito bem em que consiste a metodologia que ela adota, é válido separar um momento para falar sobre isso. Se necessário, use slides com fotos para ilustrar melhor o que está sendo dito.
É o momento de falar também sobre as formas de avaliação que a instituição de ensino adota: provas discursivas, provas de múltipla escolha, trabalhos, redações, projetos, participação etc. Explique de que maneira os meios empregados dão conta de avaliar o desempenho do estudante.
Por fim, mostre todos os projetos que estão previstos para o ano e dê detalhes de como eles funcionarão. Caso alguns dos projetos já tenham sido feitos em anos anteriores, mostre imagens dos produtos ou protótipos finais e explique como isso se vincula aos objetivos de aprendizagem.
Apresentação de regras e informações sobre o funcionamento da escola
A primeira reunião de pais do ano também serve para deixar todos informados sobre as regras da escola, como por exemplo código de vestimenta dos alunos, tempo de tolerância para atraso nas aulas, autorizações para terceiros buscarem o aluno etc. É importante também passar dados sobre o funcionamento da escola em geral, como por exemplo:
- Horários de entradas e saídas;
- Horários de intervalo
- Horários em que a biblioteca estará aberta
- Horários de atendimento
- Dias e horários de aulas de reforço
- Clubes e atividades extracurriculares e como se inscrever etc.
Apresentação do canal de comunicação escolar
A maneira como a escola vai fazer para se comunicar com os responsáveis durante o ano inteiro é algo que também deve ser informado na primeira reunião de pais. Talvez no passado isso não fosse tão necessário, pois era sempre por agenda de papel, mas muita coisa mudou de lá para cá. Hoje as instituições estão cada vez mais abolindo essa maneira antiga de se comunicar e passando a fazê-lo com o uso da tecnologia.
Se a sua escola definiu, por exemplo, que agora passará a realizar a comunicação escolar por agenda digital, é preciso orientar os pais para que baixem o app e atualizem os dados na secretaria. Também é interessante dar uma breve explicação de como funciona e frisar que agora esse é o canal de comunicação oficial da escola, e que é por ele também que os responsáveis devem contatar a instituição quando precisarem.
Abertura para perguntas
Ao final da primeira reunião de pais da sua escola, não esqueça de abrir um espaço para que os responsáveis possam fazer perguntas e tirar dúvidas. Caso eles estejam meio tímidos e não façam muitas perguntas, é possível puxá-las. Olha só como dá para fazer isso:
- “Pessoal, ficou alguma dúvida sobre a metodologia, os projetos e as avaliações da escola?”
- “Todos entenderam as regras da escola?”
- “Alguém quer perguntar alguma coisa sobre a comunicação escolar?”
Puxar as perguntas é uma forma de ajudar aquele pai que está louco para perguntar, porém com vergonha, a se soltar. Algumas pessoas ficam tímidas na hora de falar em público mesmo, mas é importante que saiam da reunião sem nenhuma dúvida.
Ações pós-primeira reunião de pais
Para a primeira reunião de pais da sua escola ser realmente um sucesso, que tal investir em algumas ações pós-reunião? Veja esses exemplos:
- Enviar aos pais todos os slides utilizados, para que eles possam revisar com calma as informações, caso sintam necessidade.
- Enviar o Projeto-Político Pedagógico da escola, para que os responsáveis possam conhecê-la mais a fundo.
- Enviar uma ficha para cada família com um resumo sobre os professores que darão aula aos filhos deles (o resumo pode ser feito pelo próprio professor).
- Rodar um formulário de pesquisa para coletar expectativas dos pais para o ano letivo.
Se você lembrar de mais alguma coisa bacana, pode incluir nesses envios 🙂. Vou te dar uma dica a mais, tá? Toda essa comunicação pós-reunião aí cai como uma luva na agenda digital. Ela entrega tudo aos pais bem na palma da mão, tem armazenamento em nuvem para que materiais pesados possam ser enviados sem consumo de memória do celular e tem formulários com uma gama de possibilidades. Conheça a agenda digital mais completa do mercado aqui.
Leia mais
– Reuniões de pais: temas relevantes para fazer encontros altamente produtivos
– Reuniões pedagógicas: o que são e como organizá-las para tirar o proveito máximo