É inegável que o papel foi uma invenção importantíssima para a humanidade: com ele, a informação atravessou oceanos e provocou revoluções. Mas a próxima revolução, que terá que passar pelas escolas, é justamente encontrarmos novas alternativas que nos ajudem a ir ainda mais longe.
Se por um lado é importante que tenhamos tudo devidamente documentado e registrado, por outro, cada vez mais os sistemas possuem recursos que nos permitem otimizar as atividades, além de torná-las mais acessíveis para todos os envolvidos no processo educacional.
Tomemos a chamada como exemplo: um professor que dê aula para diversas turmas em um mesmo dia pode acabar tendo que carregar um verdadeiro fardo de listas de presença, ou pior, trazer os registros das turmas do dia errado. Daí surge aquela folhinha passando de carteira em carteira, às vezes se perdendo e sempre distraindo.
Registrar as presenças em um sistema online é um ganho que ultrapassa os limites da sala de aula. Os pais, em vez de esperarem o final do bimestre, podem checar diariamente a presença dos filhos. Além disso, a possibilidade de agregar os dados gera novas percepções invisíveis no papel. Por exemplo, será que os alunos faltam mais no dia que tem matemática? Ou nas sextas-feiras de sol?
Os ambientes de trabalho e de comunicação se tornam integrados. O mesmo sistema que registra as presenças, agrega os dados e gera os relatórios, pode ser vinculado a uma ferramenta que dispare mensagens com alertas pré-programados, revertendo tendências negativas e aprimorando o trabalho continuamente.
Outro bom exemplo de melhorias pequenas e efetivas no dia a dia está nos recados e autorizações de inúmeros tipos. Tanto um recado colado na agenda do aluno como uma autorização passada pelos pais, podem ser perdidos – até mesmo falsificados – mas não com uma boa ferramenta de certificação digital.
Pensou em um exemplo que faltou aqui? Não se preocupe, nossa série de aprimoramentos com a substituição do papel pelas ferramentas digitais continua.
Leia mais
– 5 sinais de que chegou a hora de a sua escola abandonar os papéis nas comunicações
– Agenda ou app de comunicação: o que é melhor?