Planejamento é algo vital para as escolas. Além de organizar as atividades e ações, ele é a base para a tomada de decisões e a definição de rumos para o futuro. Para que instituições de ensino possam se planejar, sobretudo na parte financeira, é necessário que tenham uma expectativa do que acontecerá a seguir. Mas como fazer isso de forma precisa, se o futuro é impalpável? A resposta pode estar em uma tecnologia empregada em diversos segmentos, e que em breve fará parte da realidade das escolas: a análise preditiva.
Entenda mais:
O que é análise preditiva?
Análise preditiva é um instrumento de inteligência artificial que permite a antecipação de cenários futuros com base em ocorrências similares no passado e no presente. Ela usa recursos como aprendizado de máquina, mineração de dados e modelagem preditiva para analisar históricos e apresentar previsões de acontecimentos pósteros.
O recurso atua gerando pontuações prováveis para cada elemento em um determinado contexto. Uma amostra desses elementos permite a projeção estatística de episódios que ainda não ocorreram.
Para as escolas, a tecnologia de análise preditiva está em desenvolvimento e integrará a plataforma de comunicação ClipEscola, canal que conecta instituições de ensino com pais, alunos e colaboradores.
Como beneficiará as escolas?
As vantagens do uso de análise preditiva são inúmeras para as instituições de ensino. Confira os pontos que mais serão impactados por essa tecnologia:
Retenção de alunos
Para a sua escola, é importante saber quantos estudantes irão se rematricular para o próximo ano letivo? Essa é uma questão que afeta diretamente o orçamento da instituição de ensino, pois um número de rematrículas abaixo do esperado pode representar um severo desfalque nas finanças.
O recurso que normalmente é usado para fazer essa previsão são as enquetes. Embora elas apresentem um bom resultado, a avaliação de uma análise preditiva é incomparável. As pesquisas nem sempre são respondidas por todos os participantes, principalmente se a resposta deles seria negativa. Já pela análise, todos os dados são avaliados.
Com os resultados dela, a escola terá uma estimativa aproximada da quantidade de rematrículas que poderá contar, e terá como colocar esse dado no orçamento do próximo ano. Ele será importante para o planejamento financeiro anual.
Inadimplência
Todas as escolas têm um certo número de inadimplentes. Em algumas, ele é tão alto que chega a provocar o fechamento da instituição. Isso mostra o quanto é importante que a escola tenha uma previsão mais clara das inadimplências que terá e se planeje financeiramente para suportá-las.
Assim, ela não é pega de surpresa, e quando as inadimplências acontecerem, a instituição de ensino já terá tomado as medidas cabíveis para manter o orçamento equilibrado mesmo com essa redução de recebimentos.
Novas matrículas
Um outro ponto que será beneficiado com a análise preditiva é a antecipação do cenário de novas matrículas. Assim como nos tópicos anteriores, essa é uma questão que também afeta o orçamento da escola, então é importante que haja uma estimativa mais precisa sobre ela.
O recurso de análise preditiva explorará padrões e relacionará diversos fatores para prever tendências e apresentar um resultado provável de matrículas que a escola terá para o ano seguinte.
Obtendo essa análise, a instituição de ensino conseguirá saber a quantidade de recebimentos que poderá contar advindos das matrículas, e também se será preciso traçar novas estratégias para melhorar o cenário, revertendo resultados negativos ou potencializando os positivos.
Leia mais
– IA: a transcendência da comunicação escolar
– Como usar mapas de humor para medir a satisfação em uma escola