Você conhece o Prêmio ARede? É uma iniciativa incrível promovida há oito anos pelo Projeto ARede, que se dedica a difundir e estimular a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs). Na edição de 2016, a ClipEscola é uma das finalistas na categoria Destaque de Inovação – Startups.
E como a felicidade deve ser compartilhada para ser plena, vamos dedicar esse artigo a explorar as tendências educacionais capitaneadas por nossos “colegas” de categoria. Nós somos o único app de comunicação escolar entre os finalistas, considerando todas as categorias, mas sempre estamos interessados em conhecer melhor o que mais vai transformar a educação de nosso país.
A ClipEscola é do tipo que “se mistura” mesmo! Em breve, anunciaremos novidades sobre integrações que vão ampliar muito as funcionalidades e possibilidades fornecidas pelo aplicativo nesse momento. Mas ainda é segredo, então acompanhe nossas notícias e conheça hoje essas iniciativas que trabalham na mesma direção que nós, a do avanço educacional.
Aprendizagem lúdica com Conecturma, da Aondê Educacional
Conecturma é uma metodologia de aprendizagem que reúne vários elementos diferentes, como livros didáticos, plataforma digital adaptativa e gamificada, desenhos animados, músicas e fantoches. O público deles é composto por crianças de 3 a 11 anos de idade, nas quais eles buscam aumentar a motivação, o interesse e a concentração. É uma baita missão, não é mesmo? Estamos acompanhando e torcendo!
Criação de jogos com FazGame, da Teczelt
O FazGame é uma plataforma de desenvolvimento de jogos digitais, com ênfase na aplicação do raciocínio lógico, da solução de problemas, do pensamento criativo e do trabalho colaborativo. Os games criados são do tipo point and click, com missões, cenas, ação, cenários, personagens, objetos e fácil inserção de conteúdos pedagógicos. O pessoal da Teczelt também foi finalista no InovAtiva 2014.
Plataforma de Educação Inteligente Educacross, da Cross Reality Sistemas
A Plataforma Educacross diverte enquanto ensina, ao mesmo tempo em que indicadores educacionais são mapeados e disponibilizados para acompanhamento por pais, gestores e professores. A Cross Reality se dedica para que seus recursos possam ser integrados aos mais diversos sistemas de ensino, ferramentas de gestão e ambientes virtuais de aprendizagem. O esforço de adaptação também ocorre em relação aos ambientes e ao uso offline.
Plataforma de Realidade Virtual Beenoculus, da Beenoculus Tecnologia
Parece algo saído de filme de ficção científica, mas os óculos de realidade virtual da Beenoculus são uma realidade e bem acessíveis. A plataforma nascida em Curitiba oferece jogos, passeios virtuais e softwares de educação. Basta colocar um smartphone – mais de 60 modelos são compatíveis – dentro do dispositivo e iniciar a “viagem” por meio de apps. A experiência pode ser complementada pelo uso de fone de ouvido e joystick, ambos com conexão Bluetooth.
Aventuras digitais educativas com Plinks, da Joystreet
Uma rede social lúdica e de aprendizagem, com personagens carismáticos chamados Plinks e interações para estudantes e professores em um ambiente virtual: essa é a proposta materializada pela Joystreet, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Natura e a Fundação Telefônica. As atividades focam no desenvolvimento de habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática, para meninos e meninas do 4° ao 7° ano do ensino fundamental.
Leia mais
– 5 razões para escolher o ClipEscola para a sua instituição de ensino
– Case: Escola Afonso Pena atinge 100% de adesão ao app ClipEscola