Agora falta pouco! As aulas estão terminando e as férias escolares vêm aí. Se você é educador, já deve estar fazendo planos para aproveitar o seu merecido descanso. E nessas horas, umas dicas de passeios interessantes sempre vêm a calhar, não acha? E é exatamente isso o que trouxemos para você! Pensando que férias de professor têm que ter diversão e, se for possível, aprendizado também, preparamos algumas indicações bem personalizadas de lugares para você conhecer!
Let’s go!
1. Museu da Matemática
Se você curte passeios mais culturais, os museus são uma boa pedida! Em especial destacamos o Museu da Matemática, localizado em São Paulo – SP. O prédio é repleto de experimentos que mostram como ensinar matemática de forma lúdica, aplicando-a na prática. E se a teoria também te encanta, aventure-se pela história com a coleção de pinturas, ou até caricaturas, de personagens que deram grandes contribuições para a área. A engenhosidade do lugar vai te conquistar, ainda que você seja de humanas.
2. Ruínas de São Miguel das Missões
Gosta de lugares antigos e carregados de história? Então o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, nas terras gaúchas, mais conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, fascinará você! Os vestígios são a principal lembrança das missões jesuítas no Brasil, que tinham o objetivo de catequizar os povos indígenas. A história transborda por cada fresta das velhas estruturas, e se os seus olhos não a captarem, ela será contada em som audível no espetáculo de som e luz que ocorre à noite, transformando o cenário de tantas memórias em palco de teatro.
3. Instituto Butantan
Essa definitivamente não é uma opção para quem tem medo de cobras. Tendo como principal atração um serpentário, o Instituto Butantan, em São Paulo – SP, é uma alternativa de passeio para gostos corajosos. O local, conhecido por ser o maior produtor de vacinas do Brasil, também abriga répteis e anfíbios. E se o que é visível aos olhos não for o suficiente para o gosto exigente do visitante, os fungos e bactérias devem dar conta do recado. Eles podem ser observados em detalhes através de lentes microscópicas.
4. AquaRio
Para os amantes de biologia marinha, esse é o passeio dos sonhos. Inaugurado no Rio de Janeiro – RJ há pouco mais de dois anos, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul! Entre as principais atrações estão os Recintos, que o deixarão arrebatado com tanta beleza! Você se sentirá no fundo do mar, caminhando entre ecossistemas que vão de animais temidos, como tubarões, até peixes exóticos e raias. O local possui também soluções interativas: tecnologia de realidade aumentada para a visualização de espécies em 3D na palma da mão; guia multimídia com informações detalhadas sobre os animais marinhos; sinalização digital para facilitar a localização; entre outras.
5. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Se você quer ter uma experiência fascinante, visite o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS! Entre as diversas atrações do local, uma que chama a atenção é a exposição “Marcas da Evolução”, que lança uma visão contemporânea sobre o ciclo evolutivo dos seres vivos, apresentando alterações que ocorreram nas espécies ao longo do processo. Lá você também encontrará experimentações que mostram o papel dos fluidos na constituição da vida; esqueletos gigantes de mamíferos aquáticos; planetário e muito mais!
6. Instituto Cultural Inhotim
A sua alma está precisando se alimentar de arte? Então você está no item certo da lista! O Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho – MG, é o maior centro de arte contemporânea do Brasil. As exposições são ao ar livre em meio à natureza, e incluem galerias artísticas nacionais e internacionais. Você percorrerá jardins, ambientes rurais, trilhas e vales apreciando obras de tirar o fôlego, tanto por sua opulência quanto pela graciosidade. Então bote o tênis e prepare os seus olhos para um deleite inesquecível!
7. Projeto TAMAR
Presente em seis estados (PE, SE, BA, ES, SP, SC), o Projeto TAMAR é uma estação com tanques e aquários nos quais o visitante consegue observar as tartarugas em diversos estágios de crescimento. É possível contemplá-las até a fase da desova, quando rompem os ovos e seguem o caminho do mar. E se você possui filhos, o projeto tem atividades desenvolvidas especialmente para crianças e adolescentes, com foco na educação ambiental. Animou? Então escolha o TAMAR mais perto de você e aproveite a experiência!
8. Biblioteca Nacional
Se você é o típico devorador de livros e tem a leitura como um dos seus passatempos preferidos, certamente vai entrar em êxtase ao conhecer a Biblioteca Nacional. Situada no Rio de Janeiro – RJ, ela possui um acervo aproximado de nove milhões de publicações, o que a coloca no patamar de maior biblioteca da América Latina e sétima maior do mundo. Imagine-se rodeado de livros por milhares de metros quadrados, e em um prédio com arquitetura neoclássica e elementos do ecletismo. Imaginou? Se o seu coração ardeu de felicidade, dê a ele o que ele quer!
9. Observatório Astronômico Frei Rosário
Para os apaixonados por um céu estrelado e pelos mistérios do universo, o nono item da nossa lista é especialmente para vocês! Localizado em terras mineiras, no topo da Serra da Piedade, está o Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG. Sua localização privilegiada e os equipamentos profissionais dos quais dispõe permitem uma observação singular dos corpos celestes. O próprio entorno do observatório é um espetáculo à parte. Então se o céu é o seu limite, faça as malas e vá para MG!
10. Museu do Amanhã
Você já ouviu a frase “lugar de passado é no museu”? Ela não poderia estar mais ultrapassada, e o Museu do Amanhã, situado no Rio de Janeiro – RJ, é a prova disso. Longe de guardar memórias do passado, o local traz antes um vislumbre do futuro. O objetivo é provocar uma reflexão sobre os desafios que a humanidade enfrentará nos próximos anos e décadas, tendo em vista questões como convivência e sustentabilidade. Se você é uma pessoa antenada com novas tendências, ou que simplesmente gosta de coisas futurísticas, acabou de encontrar a sua opção de passeio!
Leia mais
– 10 livros sobre tecnologia no ensino que vão abrir a sua mente
– 5 apps para professores que todo educador deveria conhecer