Passando o Natal, as lojas de departamentos já se enchem de produtos e decorações anunciando a volta às aulas. As crianças ficam empolgadas com as milhares de opções de materiais escolares, coloridos, chamativos e, muitas vezes, contendo personagens queridos pela garotada. Já para os pais, o processo pode ser estressante, a começar pela quantidade de itens que a lista de material escolar costuma ter. Neste post, daremos algumas dicas para que essa missão seja cumprida com sucesso.
Algumas escolas optam por fornecer a lista de material já no momento da matrícula. O problema com esse procedimento é que às vezes ele ocorre muitos meses antes do verdadeiro início do ano letivo e nesse meio tempo é muito fácil perder uma folhinha de papel solta. Além disso, nem sempre o responsável pela matrícula é a mesma pessoa que faz a compra dos materiais, pode ocorrer um “revezamento”.
Como a escola pode enviar a lista de material escolar para os pais?
Com um app de comunicação como o ClipEscola, a lista de material escolar é enviada para os pais de forma rápida e prática. Afinal, pelo aplicativo a escola consegue enviar arquivos de imagem ou PDF, utilizando inclusive templates personalizados, como as telas abaixo nos mostram.
Além disso, a escola consegue enviar notificações ou os conhecidos ‘lembretes’ para aqueles pais que ainda não confirmaram o recebimento da lista de material escolar. Assim, os responsáveis serão lembrados da tarefa pendente e a escola conseguirá saber quais pais não leram a mensagem.
Para isso, é só enviar uma enquete com o arquivo ou a lista de material em formato de texto. Listas curtas e sem muitos detalhes se adaptam muito bem a esse formato. Fica com ótima legibilidade e fácil consulta. O texto também pode ser copiado e colado facilmente a partir de outro documento.
Pesquisa de preços: como a escola pode auxiliar os pais nessa etapa
Outra dica quente para deixar os pais mais tranquilos na hora de fazer as compras é indicar a eles as pesquisas feitas pelo Procon em cada cidade. Justamente para prevenir abusos, já é tradição os serviços de proteção ao consumidor realizar o levantamento de preços dos itens mais pedidos nessa época.
A sua escola pode enviar um Clip para os pais dando essa dica sobre a pesquisa do Procon. Pode ainda aproveitar para ressaltar que a lista de material escolar já foi enviada, reforçando essa informação com os pais que ainda não confirmaram a enquete anterior, por exemplo.
Aumentar o engajamento dos pais
É uma ótima ocasião para a escola incentivar a troca de informações entre os pais. Além das pesquisas de preços compartilhadas, eles podem se organizar em grupos e negociar descontos em lojas que vendem por atacado. Podem também “trocar” aqueles livros ou materiais que ainda podem ser aproveitados por outras crianças.
São interações que geralmente acontecem de forma natural entre alguns pais, mas a escola tem a oportunidade de criar uma interação maior entre as famílias e aumentar o engajamento da comunidade escolar logo no início do período letivo, o que com certeza irá refletir nas ações que a instituição irá desenvolver durante o ano.
Leia mais
– Como otimizar campanhas de rematrícula?
– Início de semestre é hora de rever o planejamento