Sandra é professora de uma escola da cidade dela e, geralmente, não conseguia terminar todas as atividades pedagógicas que propunha para a aula. Com tantas agendas e diários de classe para preencher, recados e comunicados da escola para serem enviados, a conta da produtividade nunca fechava. O ciclo se repetia, dia após dia, até que sua escola disponibilizou uma poderosa ferramenta, que se tornou a solução destes problemas.
Esse relato lembrou a história de alguém que você conhece, certo? Talvez não se chame Sandra, mas tem uma rotina tão desgastante quanto a rotina dela. O fato é que muitos professores enfrentam problemas semelhantes, sejam eles do ensino público ou privado, da educação infantil, ensino fundamental ou médio. Não podemos (e não devemos) aceitar isto como regra: há solução! Existem medidas que podem ser tomadas para otimizar a produtividade dos professores.
Para começar, 5 dicas rápidas:
1 – Organize-se. Manter diariamente notas rápidas pode ser de grande ajuda para evitar que algumas atividades da rotina sejam esquecidas.
2 – Valorize o descanso, principalmente nos intervalos dos horário de trabalho.
3 – Use a tecnologia como uma aliada.
4 – É impossível evitar um homeworking de vez em quando? Escolha um ambiente apropriado para trabalhar em casa.
5 – Evite distrações. Revistas, livros e/ou meios multimídias que não tenham relação com o trabalho só irão reduzir a produtividade.
Mas mesmo assim, existem situações na rotina educacional que parecem inevitáveis. As incontáveis horas anotando recados na agenda, ou colando/grampeando comunicados enviados pela escola aos pais poderiam ser melhor utilizadas, não? E o tempo gasto fazendo as chamadas dos alunos? Mais ou menos assim:
– Alberto Ribeiro de Souza Antunes.
– Presente!
– Ana Júlia de Morais Tavares.
– Presente, querida professora!
– Anderson Paulo Lopes Rodrigues.
– Estou aqui, professora!
Pobre William, que ao chamarem o seu nome, o 40º da lista de chamada, já deve estar cochilando.
Como resolver estes problemas específicos?
ClipEscola: o braço direito do professor!
Os aplicativos estão, cada vez mais, saindo da esfera recreativa e adentrando em áreas profissionais e educacionais.
As dificuldades com o trabalho que a agenda escolar exige dos professores são antigas, a solução é nova. A ClipEscola é uma plataforma desenvolvida por um grupo que já atua no ramo escolar desde 2001, oferecendo soluções para problemas das rotinas educacionais das escolas.
A plataforma agiliza o acompanhamento da agenda, tanto pelos professores, quanto pelos coordenadores, além de gerar uma tremenda economia de papel na escola. Escreva um recado na agenda digital e selecione exatamente os alunos que quiser enviar, com um toque.
A escola também pode enviar um comunicado na agenda digital a todos os alunos matriculados de uma só vez. Isso pode ser feito sem que o professor precise sair da sala, sem o uso de grampos, sem cola e sem pilhas de papel para anexar à agenda, mas, ainda assim, mantendo a abordagem pessoal e o mesmo cuidado dos recados tradicionais, com qualidade e eficiência muito superiores.
Além disso, evita retrabalho ao final das aulas, como quando professores precisam acionar os pais sobre os recados não lidos. A ClipEscola também possui templates (modelos) para facilitar a repetição de layout dos comunicados enviados pela escola.
Outra função que pode auxiliar muito na otimização do tempo e da produtividade é a notificação de entrada do aluno, isso em instituições que possuem sistema de catraca, tendência cada vez maior nas escolas.
Pelo sistema, assim que o aluno entra nas instalações da escola recebe, automaticamente, presença na lista de chamada da turma. Já pensou economizar todo aquele tempo gasto com longas chamadas antes da aula começar? O professor e a escola ganham em produtividade. Os pais e responsáveis ganham em segurança e tranquilidade. Tudo isso na palma da sua mão!
Leia mais
– Gestão educacional: como simplificar tarefas do dia a dia e gerar economia para a escola
– Agenda ou app de comunicação: o que é melhor para a escola?