Quando chega o mês de novembro, as empresas que vendem produtos e serviços já se animam com a possibilidade de obter um incremento nas vendas por meio de campanhas de Black Friday. Você sabia que as escolas também podem “surfar nessa onda”? Existem ações promocionais que podem ser criadas para o segmento educacional para captar mais alunos. Quer conhecê-las? Então vem comigo!
O que é a Black Friday?
Primeiramente vamos entender em qual terreno estamos pisando. Você sabe o que é Black Friday? Trata-se de um dia promocional no qual as empresas fazem ofertas tentadoras – geralmente descontos – e se valem da técnica da escassez para que os consumidores adquiram seus produtos e serviços dentro do curto período de duração da campanha.
A Black Friday foi criada originalmente nos Estados Unidos na década de 1990. Ela acontece na última sexta-feira do mês – a sexta-feira negra – e ocorre logo depois do Dia de Ação de Graças (feriado muito popular nos EUA).
No Brasil, a tradição das campanhas de Black Friday começou em 2010 e ganhou uma certa “abrasileirada”. É comum por aqui que muitas empresas criem campanhas que não duram apenas um dia, mas uma semana inteira ou mesmo todo o mês. Assim, a Black Friday, muitas vezes, vira Black Week ou Black Month. Se é para aquecer as vendas, tá valendo, não é?
Como as escolas podem aproveitar a Black Friday?
Agora vamos ao que interessa! Sei que você está louco para saber como a Black Friday pode ser utilizada por instituições de ensino, não é mesmo? Veja algumas ideias então:
-
Oferecer descontos nas mensalidades de quem se matricular na Black Friday
Vamos começar pelo mais básico: os descontinhos. A campanha da sua escola pode oferecer um percentual de desconto em algumas ou em todas as mensalidades de quem efetuar a matrícula durante o período de campanha. As divulgações devem deixar bem claro o número de mensalidades que virão com o desconto.
-
Isentar a taxa de matrícula
Outra possibilidade para a sua campanha de Black Friday é oferecer, em vez de descontos, a isenção total ou parcial da taxa de matrícula. Vale lembrar que, caso a matrícula seja isentada, esse valor que a escola deixou de ganhar não deve ser diluído nas outras mensalidades para obter uma compensação. Isso não seria muito honesto, certo? Isenção é isenção!
-
Oferecer algum bônus para matrículas efetuadas na Black Friday
A sua escola também pode oferecer algum tipo de bônus para quem efetuar a matrícula durante a campanha e Black Friday. Esse bônus pode ser algum curso de extensão que a instituição possui; um uniforme; algum material didático; um vale na cantina etc. Use a criatividade!
-
Oferecer descontos sobre o valor de débitos atrasados
Fugindo um pouco da captação de alunos, um outro alvo das campanhas de Black Friday pode ser a inadimplência. A data é uma boa oportunidade para a escola reduzir a quantidade de mensalidades atrasadas que tem para receber. É possível, por exemplo, oferecer descontos aos pais sobre o montante dos débitos atrasados que eles têm. Se a oferta for atraente, esse tipo de campanha tem potencial para funcionar muito bem!
-
Oferecer descontos para quem indicar amigos durante a Black Friday
A Black Friday também pode ser associada a uma campanha de indicação. A sua escola pode oferecer um percentual de desconto em X mensalidades para pais que fizerem indicações que resultarem em matrículas durante a campanha. Nesse caso, é preciso deixar bem claro que as indicações que não virarem matrículas não valerão descontos.
-
Oferecer descontos em cursos de extensão
A sua instituição oferece cursos de extensão? A Black Friday pode ser em cima deles! A escola pode oferecer descontos no valor total do curso; em algumas ou em todas as mensalidades; isentar a taxa de matrícula no curso ou fazer uma promoção do tipo “dois por um” para quem se matricular durante a campanha.
-
Oferecer descontos em lojas virtuais ou físicas da escola
Além de serviços a sua escola também vende produtos? Tem alguma lojinha interna vendendo uniformes, livros didáticos, mochilas etc.? Ou então, tem alguma loja virtual? Se sim, dá para atacar de Black Friday nessa parte! É inclusive o tipo de campanha mais comum mesmo. Nesse caso, basta oferecer um percentual de desconto sobre os produtos vendidos.
-
Adquirir recursos e sistemas para a instituição
Agora vamos fugir um pouco da campanha de Black Friday da sua instituição e pensar também em como ela pode aproveitar a data para comprar recursos físicos e virtuais com descontos, obtendo assim uma boa economia para a escola nessas aquisições.
O primeiro passo é mapear tudo o que a escola está precisando: cadeiras, mesas, computadores, equipamentos de laboratório etc. É hora também de tirar da gaveta aqueles planos que a instituição tem de adquirir sistemas para melhorar processos como: comunicação escolar, gestão etc., e que acabaram ficando para depois por motivos financeiros. Agora é a hora de aproveitar as campanhas de Black Friday dos outros!
Aqui na ClipEscola, por exemplo, temos ofertas especiais para quem quiser adquirir a nossa agenda digital na Black Friday. Solicite contato por aqui para saber mais.
Dicas para o seu planejamento de campanha de Black Friday
Vamos ver agora algumas questões importantes para o planejamento da sua campanha de Black Friday. Confira as nossas dicas:
1 – Pense em uma oferta atraente e que não comprometa a saúde financeira da escola
Quando falamos em Black Friday, a oferta faz total diferença para o sucesso ou fracasso da campanha. Se os pais não virem grande vantagem no que você está oferecendo, eles podem não se interessar. Então, pense em algo que seja realmente atrativo para o seu público.
É fundamental também não “meter os pés pelas mãos”. Faça todos os cálculos necessários antes de definir uma oferta para a sua campanha. Se você pensar apenas em algo atrativo, mas não calcular se a escola tem condições de conceder o que está propondo, poderá acabar tendo prejuízos. Por isso, pese sempre esses dois aspectos: oferta atrativa / condições que a instituição tem de bancá-la.
2 – Não transforme a sua Black Friday em um “Black Fraude”
Você já ouviu o termo “Black Fraude”? Trata-se de um apelido dado pelos consumidores a campanhas enganosas de Black Friday realizadas por muitas empresas. Esse tipo de campanha inclui, por exemplo, aumentar os valores dos produtos e serviços poucos dias antes do início da campanha para depois, durante a campanha, dizer que o valor baixou de X para Y. Ou então, dizer que o preço antes da campanha era X, quando na verdade nunca foi.
Qualquer “artimanha” para iludir o consumidor sobre uma oferta que não é o que parece é uma típica “Black Fraude”. Algum cliente sempre percebe e isso pode acabar com a imagem da escola caso ela decida usar desse tipo de expediente. Afinal, em tempos de avaliações virtuais públicas, uma única reclamação nesse sentido pode ganhar milhares de visualizações. Além disso, os órgãos de defesa do consumidor estão muito atentos a campanhas enganosas e elas podem ser denunciadas pelo público. Então, não cometa esse erro!
3 – Treine sua equipe
Campanhas de Black Friday precisam ser alinhadas com os colaboradores da escola que são responsáveis pela captação de alunos. Eles precisam conhecer bem as regras da campanha para dar orientações corretas aos pais que estão interessados em participar. Os colaboradores do financeiro também precisam saber das regras da campanha, já que os contratos de matrículas nesse período devem incluir os descontos ou a oferta que foi concedida.
Para que tudo transcorra de forma organizada e sem “furos”, treine bem essas duas equipes ou qualquer outra que também seja afetada. Assim, a sua campanha não será impactada por uma eventual falta de alinhamento.
Conheça a Black Friday da ClipEscola
Você sabia que nós da ClipEscola desenvolvemos a mais completa e única agenda digital omnichannel do segmento educacional? Nós também temos ofertas de Black Friday. Para saber mais, solicite o nosso contato por aqui.
Tem mais, tá?! O que você acha de receber uma estratégia completa de Black Friday para a sua escola? Se você curtiu a ideia, agende agora mesmo uma consultoria gratuita com um especialista educacional do nosso time por aqui.
Leia mais
– 12 táticas de negociação para matrículas
– Marketing de indicação: como usá-lo em suas estratégias de matrículas