Se você é gestor, ou mesmo analista financeiro de uma instituição de ensino, sabe que a geração de boletos escolares e o recebimento de pagamentos costuma envolver uma certa burocracia, não é mesmo? Saiba que o avanço da tecnologia está mudando isso! Hoje já existem formas mais ágeis de realizar todos esses trâmites, e é sobre isso que iremos falar no post de hoje!
Como é normalmente
Primeiro, só para fins de comparativo, vamos ver como ocorre a geração de boletos escolares e os recebimentos? Confira se os passos a seguir fazem parte da sua realidade hoje:
1. Primeiro, a escola gera um arquivo de registro de remessa no sistema de gestão e encaminha-o para o banco, para que ele o transforme em boleto bancário;
2. Depois, a instituição imprime o boleto no sistema de gestão e o disponibiliza aos pais para pagamento;
3. O próximo passo é a corrida atrás dos inadimplentes um a um: ligações, e-mails, mensagens instantâneas, negociação, segunda via de boletos, etc.
4. Quando ocorre o pagamento, o banco dá baixa e envia o arquivo de retorno à escola.
Alguma familiaridade com o que acontece hoje na sua escola? Saiba que a gestão financeira da sua instituição pode ficar mais simplificada. Veja como no próximo tópico.
Como fica com o uso de modernos recursos tecnológicos
Com as novas tecnologias, o intermédio do banco para a geração de boletos escolares não é mais necessário. Já é possível resolver tudo dentro da própria escola, usando apenas ERP e aplicativo de comunicação escolar. Quer ver como fica?
1. O sistema de gestão da escola gera o arquivo de registro de remessa e envia-o automaticamente para o assistente financeiro do aplicativo de comunicação, pela integração;
2. O assistente financeiro do aplicativo transforma-o em boleto e realiza o envio aos pais, que podem pagá-lo pelo celular;
3. O assistente financeiro assume todo o gerenciamento de lembretes e cobrança de inadimplentes de forma automática;
4. Após os pais pagarem o débito via boleto ou cartão, o assistente financeiro do app recebe o pagamento e gera o arquivo de retorno para o ERP da escola automaticamente.
Sentiu a diferença? Dessa forma, o assistente financeiro do aplicativo de comunicação escolar assume o papel de banco, e tudo isso sem interferir nas atividades do sistema de gestão, que continuam exatamente iguais. E o melhor, o processo de geração de boletos, envio e recebimento fica automatizado de ponta a ponta!
É claro que nem todo aplicativo de comunicação escolar traz essas possibilidades. É sobre isso que falaremos a seguir.
Qual app me permite otimizar a geração de boletos e recebimentos?
O aplicativo de comunicação escolar que traz todas as possibilidades que você viu aqui é o ClipEscola. O assistente financeiro do aplicativo, que se chama ClipPag, consegue assumir o papel de banco porque possui “integração CNAB”. A integração é tão simples que o ERP da escola nem percebe que está enviando o arquivo de remessa para o ClipPag, em vez de para um banco.
Caso a sua instituição de ensino tenha um sistema de gestão, para poder otimizar a geração de boletos escolares e os recebimentos basta aderir à ClipEscola. Isso pode ser feito por aqui.
Mas e se a minha escola não tiver um sistema de gestão?
A sua escola não possui um ERP? Sem problemas! Nesse caso, o assistente financeiro da ClipEscola, o ClipPag, faz todo o trabalho sozinho, do começo ao fim. Isso quer dizer que mesmo sem sistema de gestão, você já pode otimizar toda a emissão de boletos escolares e de recebimentos da sua instituição de ensino, basta dar o primeiro passo aqui!
Leia mais
– 4 táticas para fazer uma gestão financeira eficiente na sua escola
– 5 motivos para automatizar o pagamento das mensalidades