Nessa fase que o país está passando, é muito importante que a escola comece o segundo semestre com energias renovadas e disposição em dobro. Melhor ainda é poder disponibilizar uma grande novidade à comunidade. E é aí que um app de comunicação escolar pode fazer toda a diferença.
A palavra de ordem em campanha de matrícula deve ser fidelização. Afinal, em momentos de crise, abrimos mão daquilo que não é tão essencial e nos agarramos àquilo que realmente acrescenta mais valor à nossa vida, não é mesmo? E o que pode ser mais valioso do que a educação, quando pensamos em garantir o futuro?
Para ser realmente indispensável, a escola deve encarnar os ideais do ensino para a vida e da proteção do ser em formação. Quando esses mesmos valores são compartilhados por família e escola, essa sintonia torna o laço impossível de romper. Mas para isso, as instituições educacionais precisam divulgar suas ações e investimentos no alcance dessas grandes missões.
Para quem já tem um aplicativo de comunicação, fica fácil deixar os pais dos alunos a par de tudo que está acontecendo, em tempo real, com recursos multimídia e diversas modalidades de feedback. No entanto, outro público que podemos alcançar com o app é aquele que ainda não está matriculado, mas está procurando se informar melhor sobre a escola antes de tomar sua decisão.
Campanha de rematrícula
Uma ferramenta que atue tanto com o público atual quanto na geração de interesse, principalmente por parte dos pais que ainda não estão na instituição, pode otimizar em muito o intenso trabalho do período de rematrículas. Ao mesmo tempo em que a comunidade escolar fica sabendo o que está rolando, os futuros alunos e seus responsáveis vão se interessando pelo que vai estar disponível para eles quando fizerem parte da escola.
Funciona assim: no momento em que um pai ou aluno for à escola ou telefonar pedindo informações, o atendente cria o cadastro na plataforma ClipEscola e pede para baixar o aplicativo. Daí para frente, ele pode receber todo tipo de informação que colabore para o reconhecimento da instituição como a melhor escolha: detalhes sobre as atividades extras, promoções especiais, índices de aprovação, perfis dos professores, novidades para o próximo ano, etc.
Isso vale também para egressos, tenham eles saído para ir para outra instituição ou porque se formaram. No caso de transferência, o uso da ferramenta será para diagnosticar o porquê e viabilizar a captação de volta. Já no caso dos egressos, a ferramenta deve ser usada no engajamento da família, atraindo irmãos e primos para a escola.
Quem ama não abandona
Parece um pouco melodramático, mas é verdade: quando estamos em harmonia com algo, não queremos jamais que isso deixe de fazer parte de nossa vida. É por isso que vemos muitas pessoas compartilhando nas redes sociais momentos especiais de sua vida escolar. Mas não adianta ficar no saudosismo, precisamos valorizar e aproveitar essas fases boas enquanto elas estão acontecendo.
Para que o relacionamento escolar seja de crescimento e benefício para todos, é necessário que a comunicação flua de forma clara e eficiente, de preferência em duas vias e sem barreiras. Afinal, todo relacionamento depende de transparência e acessibilidade para funcionar, e não tem como ser diferente entre pais, alunos e professores.
Para saber mais sobre como esse tipo de relação já está sendo beneficiado pelo uso de aplicativos de comunicação escolar, dê uma olhadinha no nosso post sobre relatos de mães usuárias da ClipEscola. Se tem outras ideias para uma campanha de matrícula ou rematrícula que não foram abordadas aqui, conte para a gente nos comentários ou nas redes sociais.
Leia mais
– Como otimizar uma campanhas de rematrícula
– Matrículas de última hora: como administrar?