Como se mede o sucesso? Para a Escola Afonso Pena, localizada no Centro-Oeste brasileiro, o cálculo ficou simples. A aposta que a instituição fez há seis meses, substituindo as formas tradicionais de comunicação com os familiares dos alunos pelo aplicativo de ensino ClipEscola, resultou em uma resposta bem contundente: 100% de adesão.
Essa aceitação unânime é um indicador de aprovação porque, apesar de sempre haver a recomendação de que os pais e responsáveis instalem o aplicativo de ensino no celular, isso não é algo obrigatório. Existe a possibilidade, por exemplo, de o responsável pelo aluno não baixar o app e receber as informações pelo e-mail. Ele pode depois, a qualquer momento, migrar para a ferramenta.
Escolha acertada
O medo da reprovação não freou o destemor da coordenadora pedagógica Izabela Ananias, e o ClipEscola se tornou uma realidade nas comunicações da instituição. A escolha, que hoje se mostrou indiscutivelmente acertada, enfrentou resistência inicial. Dentro da própria equipe pedagógica havia relutância. Os benefícios do aplicativo de ensino, no entanto, sobrepuseram o medo. “Hoje não vivemos mais sem!”, relata a coordenadora.
De acordo com ela, as vantagens começaram a ser percebidas pelas pessoas aos poucos. Hoje, o que não faltam são elogios à iniciativa da instituição. Os principais feedbacks que costumam ser dados pelos pais quanto ao aplicativo de ensino são:
- Ele é autoexplicativo;
- É fácil de usar;
- Favorece a comunicação;
- Pode ser atrelado à agenda do celular.
Para a escola, Izabela acredita que os mais importantes benefícios do uso do aplicativo de ensino são a economia de tempo e a maneira sustentável como a comunicação ocorre. Ela tem até dificuldade de apontar uma funcionalidade da ferramenta que gosta mais. “É difícil escolher uma favorita, pois todas elas atendem bem à demanda de todos, mantendo a comunicação constante entre pais, professores e escola”, garante.
Hoje, com o resultado colhido, Izabela diz que o sentimento que fica é de felicidade e gratidão. Ela acredita que a decisão pela solução foi benéfica a todos, principalmente às crianças.
Conselhos
Para outras escolas que têm interesse na utilização de um aplicativo de ensino, mas estão com receio, Izabela dá um recado: “também passamos por essa fase do medo e da adaptação, mas criamos diferentes estratégias para convidar as famílias a esse convívio”, explica.
A coordenadora enfatiza que para os pais sempre há espaço para o cuidado com o filho, e que depois do primeiro contato com o ClipEscola eles tendem a se apaixonar por essa facilidade. “Assim como para nós Escola, o sucesso é feito de diálogo”, assegura Izabela.
Leia mais
– Gestão: como simplificar tarefas do dia a dia das escolas
– Por que apps para celular são a melhor opção para as escola?