Nós aqui na ClipEscola não acreditamos em reinventar a roda. Acreditamos em inovar aperfeiçoando a aerodinâmica, em construir novos veículos utilizando as melhores rodas do mercado e em levar os avanços para as áreas que mais necessitam deles. É isso que fazemos ao desenvolver um aplicativo com tecnologias de ponta dedicado à comunicação escolar.
O processo de criação da ClipEscola foi todo baseado na experiência real das escolas que já eram atendidas pelo grupo há quase duas décadas. O foco principal foi viabilizar uma comunicação móvel, eficiente e controlada, mas outras necessidades do cotidiano em instituições de ensino não poderiam ser negligenciadas.
Uma das mais relevantes entre essas necessidades é a edição de documentos digitais. Arquivos do tipo texto, telas para desenho, planilhas eletrônicas, apresentações: tudo isso faz parte do dia a dia de alunos, professores e secretaria. Seja para realizar um trabalho ou registrar um parecer, cada vez mais as atividades migram do papel para as telinhas. E a natureza agradece!
Com essa percepção, refletimos qual seria a melhor forma de atender a esse aspecto e encontramos a resposta aonde ela é mais comumente encontrada hoje em dia: Google. Mas não estamos falando do famoso buscador, e sim de seu “braço” de documentos na nuvem, o G Suite. E dá para ficar mais específico ainda, pois a gigante californiana possui o segmento For Education.
O papo pode ter sido um tanto abstrato até aqui, mas na prática é bem simples. Pela interface web para administradores da ClipEscola, alguns dos formatos possíveis são os documentos Google, conforme os ícones abaixo.
Para utilizar esse recurso, é só estar logado em seu Gmail no navegador. É bem provável que você já esteja de qualquer forma, não é mesmo?
Além da criação de documentos do zero ou upload a partir de arquivos que estão no seu computador, a ClipEscola ainda disponibiliza modelos (templates) personalizados. Você pode criá-los com a identidade de sua escola e deixá-los prontinhos para o uso, bastando editar os campos. Não tem como ser mais prático do que isso.
Levar a educação para a nuvem é a ação principal por meio da qual a ClipEscola liga pais, professores e escola. É uma filosofia bastante semelhante à empregada por empresas como a Qi Network, uma das primeiras organizações brasileiras a conquistar a certificação de parceira da Google. Essa companhia catarinense utiliza a G Suite para transformar empresas em termos de desempenho e de cultura.
Conforme nos revela Rômulo Martins, Diretor de Marketing da Qi Network, “É preciso que também as escolas identifiquem quais dos seus processos internos podem ser otimizados. A inovação pode ocorrer de maneira muito fácil e natural com as ferramentas do G Suite for Education”.
Leia mais
– Case: Escola Afonso Pena atinge 100% de adesão a app de ensino
– Aplicativo de ensino próprio ou solução pronta?