A preocupação número um da volta às aulas é a transmissão do Coronavírus dentro da estrutura das instituições de ensino. Nesse sentido, nenhum esforço é exagero para evitar riscos. Há um guia de protocolos lançado pelo MEC, pareceres do Conselho Nacional de Educação, além de decretos municipais e estaduais para conduzir as ações de retorno. Nós da ClipEscola também estamos fazendo a nossa parte para contribuir com o enfrentamento do Covid-19 nas escolas, e é isso que você irá conferir no post de hoje!
Conheça os recursos presentes na Plataforma ClipEscola que são capazes de ajudar a sua instituição nesse desafio:
Triagem de Covid-19
A forma mais eficaz de evitar a transmissão de Covid-19 nas escolas é barrando o vírus já na porta de entrada. Por isso que na ClipEscola nós criamos uma funcionalidade ultra mega power para te ajudar com isso! Ela se chama “Triagem de Covid-19”, e permite que as instituições de ensino monitorem periodicamente a saúde de seus alunos.
Tudo funciona por meio de um formulário que a escola agenda para o envio aos pais na periodicidade desejada: diária, semanal ou mensal. As perguntas são de resposta fechada e o preenchimento leva menos de um minuto. Com base nas respostas, o recurso gera um selo: aluno apto ou aluno não apto.
O selo é visível tanto para os pais quanto para a escola. Ele fica vinculado ao aluno na plataforma, e se o responsável tentar levar o estudante mesmo ele não estando apto, a instituição consegue saber e barrá-lo na entrada.
A mesma triagem pode ser feita também para os colaboradores da instituição, mas nesse caso a escola precisa utilizar também uma outra funcionalidade: o módulo de comunicação interna. Tudo funciona igual, apenas com algumas adaptações nas perguntas do formulário.
Gostou dessa funcionalidade para a triagem de Covid-19? Saiba mais sobre ela nesta apresentação aqui.
Aulas híbridas
O distanciamento social é uma das estratégias mais usadas no combate ao Coronavírus. É claro que dentro de uma sala de aula, ele só é viável se a turma for dividida em grupos híbridos – ou seja, alguns alunos assistem às aulas presencialmente e outros de casa, por meio de transmissões ao vivo ou gravações. Dessa forma, a quantidade de alunos em sala é menor, o que permite o afastamento necessário entre as carteiras.
Para a realização de aulas híbridas, a sua escola precisará recorrer à tecnologia. Além de equipamentos como o celular ou o notebook para a captação de imagens e áudios, será preciso empregar também plataforma que dê todo o suporte necessário para as aulas nesse formato. É aí que entra a ClipEscola!
A ClipEscola é a solução mais completa que a sua instituição encontrará para a realização de aulas híbridas. A plataforma permite transmissões ao vivo; interações por voz ou por chat; envio de aulas gravadas; disponibilização de disciplinas aos alunos de acordo com a grade de cada turma; envio e recebimento de trabalhos; acompanhamento de status de entrega de atividades; realização de provas; armazenamento de materiais em nuvem e muito mais! Confira mais informações por aqui.
Comunicação sem compartilhamento de objetos
Outra medida importante para impedir o contágio por Covid-19 nas escolas é evitar o compartilhamento de objetos. Vale lembrar que a agenda de papel é um objeto, e quando os professores precisam fazer anotações para os pais, ao menos três pessoas o compartilham: o professor, que faz a anotação; o aluno, que guarda a agenda na mochila; e o responsável, que a pega para ler. Isso supondo que só um responsável irá ler, porque se forem mais, esse número aumenta.
Para que a sua escola não precise retornar à agenda de papel na volta às aulas presenciais, conte com a ClipEscola! A solução, além de tudo o que você já viu, possui também a agenda digital que é capaz de cobrir todas as necessidades de comunicação escolar. Com ela os pais podem receber todos os recados da escola sem a necessidade de compartilhamento de objetos. Bem mais seguro, não acha?
Recreio sem aglomeração
Se tem um momento bem perigoso e com grandes chances de contágio por Covid-19 nas escolas é a hora do recreio. O motivo é bem simples: você já viu alguém comer de máscara? Não tem como, não é? Isso quer dizer que além de toda a aglomeração em frente à cantina para a compra do lanche, todo mundo ainda terá que tirar a máscara para ingerir o alimento. Dá medo até de imaginar, não dá?
Podemos te ajudar a traçar uma estratégia bem eficaz para evitar esses riscos. Com os recursos da nossa solução, a escola consegue organizar para que os alunos apenas busquem os alimentos na cantina em horários agendados, mas sem a necessidade de filas ou pagamentos no local. Depois, basta que eles retornem para a sala de aula, que já possui um distanciamento social demarcado, e comam os alimentos por lá.
Para isso, a sua instituição utilizará dois recursos da ClipEscola: Forms e ClipPag. No Forms já há um modelo de cardápio pronto que pode ser usado para enviar aos alunos as opções de lanches disponíveis na cantina. Eles conseguem selecionar o que querem, a quantidade, colocar observações e marcar a data e o horário para a busca.
Após o envio das informações referentes ao lanche, a escola gera um boleto pelo ClipPag, que é então enviado ao app do responsável financeiro. Ele é notificado e quita o débito por lá mesmo, em poucos minutos. Logo que a escola recebe a confirmação do pagamento, o lanche já está liberado para ser retirado no horário agendado! Prático, organizado e sem riscos né? Leia mais informações sobre isso aqui.
Hora da saída segura
Na hora da saída da escola, é quase impossível não haver aglomeração. Quase… porque com a ClipEscola tem um jeito sim! Sabe o nome da funcionalidade capaz de fazer essa mágica? “Estou Chegando”!
O recurso é sincronizado com o GPS do celular dos pais e envia informações de geolocalização deles para a escola durante o trajeto para a busca dos filhos. Assim, os alunos esperam pelos responsáveis dentro do distanciamento social em sala de aula e são liberados gradualmente, apenas quando o Estou Chegando avisar à escola que os pais de determinados alunos já estão bem próximos.
Se a instituição for de grande porte, o ideal é aliar o Estou Chegando a horários de saída alternados. Dessa forma, minimizam-se as chances de muitos pais chegarem ao mesmo tempo. Afinal, nenhum cuidado é demais para evitar o contágio por Covid-19 nas escolas, não é mesmo?
Leia mais
– 5 motivos para abolir a agenda física das comunicações escolares
– 5 tendências para 2021 que a sua escola deve ficar atenta