Tão grande quanto o desafio do ensino remoto será o da volta às aulas presenciais. A pandemia ainda não está vencida, mas as escolas já começam a reabrir aos poucos pelo país. Para a grande maioria que ainda não voltou, o momento é de planejamento. É preciso pensar em estratégias para garantir a segurança dos alunos dentro das dependências da escola. Nesse quesito, conte com a gente! A ClipEscola possui recursos que podem auxiliar a sua instituição a fazer uma volta às aulas mais segura.
Veja como podemos te ajudar:
Monitoramento da saúde do aluno
Evitar que alunos com sintomas de Coronavírus compareçam à escola é o primeiro passo para bloquear a doença. A ClipEscola pode te ajudar com isso! Nossa solução possui uma funcionalidade para a triagem periódica do Covid-19. Trata-se de um formulário que a escola agenda para envio aos pais dentro da periodicidade que preferir: diária, semanal ou mensal. Veja:
O preenchimento leva menos de um minuto e, com base nas respostas, gera um selo: aluno apto ou aluno não apto. O selo fica vinculado ao estudante na plataforma de maneira visível aos pais do aluno e à escola.
O pai de um estudante não apto saberá que não deve levar o filho à instituição por determinado período. Se tentar levá-lo mesmo assim, a escola saberá e poderá barrar a entrada, evitando que ele coloque outros alunos em risco. Viu que eficiente?
Leia mais
– Formulários: desvende a gama possibilidades que as escolas podem usar
Ensino híbrido
Na volta às aulas presenciais, professores e gestores irão se deparar com um novo desafio: o ensino híbrido. Nesse formato, parte dos alunos estará presencialmente na escola e a outra parte estará em casa assistindo à transmissão ao vivo da aula. Aqui, mais uma vez, a ClipEscola consegue te ajudar. Temos um Ambiente Virtual de Aprendizagem super completo!
Pela plataforma os professores conseguem:
- Transmitir ao vivo a aula que está ocorrendo na escola para o grupo de alunos que está em casa
- Enviar a gravação das aulas presenciais aos alunos remotos
- Interagir com os alunos remotos por voz ou por chat
- Enviar materiais em diversos formatos para os alunos remotos
- Aplicar provas em alunos remotos ao mesmo tempo em que elas são realizadas pelos estudantes presenciais na escola
Fazendo tudo de forma simultânea – tanto as aulas presenciais quanto as remotas – o professor conseguirá lecionar dentro do horário de trabalho dele, sem a necessidade de dupla jornada. A instituição também poderá realizar todo esse processo com profissionalismo, oferecendo ao público uma solução que já foi estruturada pensando em todas as necessidades da comunidade escolar!
Leia mais
– Ensino híbrido: a nova cara da educação após a pandemia
Hora da saída
É imprescindível que a escola evite aglomerações na hora da saída na volta às aulas presenciais, pois até nesses momentos é preciso manter o distanciamento social. E não pense: “fácil falar, difícil fazer”, pois há um jeito sim, sabia? Nós da ClipEscola podemos te ajudar com isso! A solução é uma funcionalidade da nossa plataforma chamada “Estou Chegando”.
Com o Estou Chegando, a escola consegue monitorar todo o trajeto que os pais dos alunos fazem desde o momento em que saem de casa até a hora em que chegam na escola. Então, é possível manter os estudantes no distanciamento social já demarcado em sala de aula até a hora em que os responsáveis por cada um estiverem bem próximos do portão de entrada e saída da instituição. Dessa forma, a liberação dos alunos é gradual, e não simultânea.
Sabe como essa “mágica” acontece? É mais simples do que você pensa. A funcionalidade Estou Chegando, que está no aplicativo da ClipEscola, simplesmente faz uma sincronização com o GPS do celular dos responsáveis e envia as informações de geolocalização para a escola.
Na plataforma da instituição de ensino, a imagem de cada pai aparece com uma cor, que simboliza a distância que ele está do local. Quando ele sai de casa, a cor é verde; quando está no raio intermediário, fica amarela; e quando já está na hora de o aluno ser liberado, porque o pai já está chegando, a cor fica vermelha. É algo muito prático e com uma eficácia extraordinária!
Leia mais
– Como evitar aglomerações na saída da escola
Cantina
A hora do lanche é um outro momento em que a escola precisa tomar muito cuidado para manter o distanciamento social entre os alunos, principalmente se a opção for manter a cantina aberta. Podemos te ajudar nisso também! Com a nossa solução, os alunos conseguem escolher os lanches e efetuar os pagamentos sem precisar ficar na fila da cantina!
Para isso, a escola utiliza dois recursos da nossa plataforma: os formulários e o assistente de recebimentos ClipPag. Funciona assim: a cantina cria um cardápio por meio dos formulários e ele é enviado aos pais e alunos, que escolhem os lanches. A cantina então envia as taxas aos pais pelo ClipPag. Havendo a confirmação de pagamento, a cantina entrega os lanches aos alunos nos horários programados.
Nesse último ponto, a escola pode combinar com a cantina de a entrega ocorrer dentro da sala de aula, para que o lanche seja feito no local; combinar de os alunos buscarem o lanche lá em horários alternados e voltarem para a sala, para o consumo do alimento; ou de as turmas serem liberadas para o lanche em horários alternados, para consumo dos alimentos no refeitório, que já estaria demarcado para o distanciamento social.
Leia mais
– Hora do lanche: como planejá-la com segurança na volta às aulas
Pagamentos
Uma medida adotada por muitas escolas que já reabriram ao redor do mundo é impedir que os pais entrem dentro da instituição, para diminuir as chances de contágio. Então, na volta às aulas presenciais, as escolas precisam pensar em formas práticas para receber o pagamento das mensalidades e demais taxas sem a necessidade de os responsáveis entrarem no local para buscar boletos ou mesmo para efetuar os pagamentos.
Como você já deve adivinhar, nós temos a solução de que você precisa! Ela atende pelo nome de ClipPag, o ultra mega power assistente de recebimentos da ClipEscola que eu já comentei com você no tópico anterior. Com ele, a sua escola não apenas conseguirá receber todos os pagamentos de forma online, como também obterá uma economia inacreditável nas taxas de boletos. É unir o útil ao agradável!
Funciona assim: a escola passa a fazer a geração de boletos escolares pelo ClipPag – que possui taxas muuuuuuito menores do que as de um banco – e os pais recebem uma notificação no celular avisando que o boleto já está disponível para pagamento. A escola pode até configurar lembretes periódicos, conforme a data de vencimento dos títulos estiver próxima. Então, o responsável financeiro acessa os débitos e realiza o pagamento dentro do próprio ClipPag por cartão, ou gera o boleto e efetua o pagamento pelo Internet Banking.
Viu como tudo pode ser feito sem a necessidade de os pais sequer saírem de casa? A escola recebe os pagamentos sem os pais precisarem entrar dentro do local para nada. Além de tudo, o ClipPag também permite a cobrança automatizada dos inadimplentes. Ele envia notificações a eles quando o pagamento estiver atrasado, e já disponibiliza um boleto atualizado para a quitação, inclusive com os juros e multa já inclusos no valor. Confesse, é vantagem que não acaba mais!
Leia mais
– Como reduzir taxas dos boletos escolares e obter economia para a escola
– 5 motivos para automatizar o pagamento das mensalidades escolares