Não é por impossibilidade de contato físico que a sua escola vai deixar de criar um clube da leitura, não é mesmo? Afinal, tudo o que seria feito pessoalmente no clube também pode ser feito virtualmente! Neste período de pandemia, inclusive, os estudantes precisam mais do que nunca encontrar opções de lazer dentro de casa, e quer coisa mais gostosa do que ler um bom livro e depois trocar ideias com outras pessoas que estão na mesma “vibe”? O momento é perfeito para estimular o hábito da leitura nos seus alunos!
Agora que já “te dei a letra”, vamos falar mais sobre esse clube.
O que é exatamente um clube da leitura?
Clube da leitura, também chamado de clube do livro, é um grupo de pessoas que se reúne com uma determinada periodicidade para conversar sobre uma obra específica que foi escolhida pelo grupo para aquele encontro e lida por todos, de forma integral ou por parcialmente. Na reunião, os participantes compartilham suas impressões, críticas e pontos de vista sobre o livro ou sobre os capítulos dele que foram selecionados previamente. No decorrer dos encontros, quando a discussão sobre uma obra já estiver finalizada, novos livros são escolhidos.
Como organizar o clube da leitura
Você já está bem por dentro do que é o clube da leitura né? Agora vamos falar sobre como organizar um!
Estabeleça uma faixa etária
Você sabe que crianças de 10 anos não leem o mesmo tipo de livro que adolescentes de 16, certo? Portanto, não faria muito sentido abrir o clube da leitura para qualquer idade. A escolha de um livro ficaria praticamente impossível. O jeito então é abrir um clube só para uma faixa etária específica – como por exemplo dos 15 aos 17 anos – ou então abrir vários clubes para contemplar todas as faixas de idade da sua escola. Dá até para começar com um só e depois ir ampliando o número de clubes, o que acha?
Limite o número de participantes
Se o clube da leitura for composto por um grande número de participantes, será muito difícil que todos consigam expor suas impressões sobre o livro e debater pontos de vista dentro do tempo de duração do encontro. Todos acabarão falando pouco, ou então, alguns falarão muito e outros nada. Por outro lado, se o número de participantes for muito reduzido, o clube da leitura logo poderá acabar se esvaziando. Então, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio na definição do número de participantes que o clube pode ter.
Defina dia e horário para os encontros
Os encontros virtuais do clube da leitura da sua escola precisarão ter dia e horário definidos, certo? O ideal é que esses encontros ocorram semanalmente, para discutir capítulos do livro escolhido, e tenham no máximo uma hora de duração, para não ficar algo maçante. Então, estamos falando em escolher um dia da semana e um horário desse dia para os encontros.
Uma opção para fazer essa definição é rodar uma enquete entre os alunos da sua escola que estão dentro da faixa etária que foi escolhida para o clube. Você pode perguntar:
- Se a escola tivesse um clube da leitura, você se interessaria em participar? (colocar opções fechadas de resposta: sim ou não)
- Você teria a disponibilidade de participar de encontros virtuais semanais? (colocar opções fechadas de resposta: sim ou não)
- Qual dia da semana você teria disponibilidade? (colocar opções fechadas de resposta)
- Qual faixa de horários ficaria melhor para você? (colocar opções fechadas de resposta)
Com base nas respostas levantadas, a sua instituição de ensino já consegue saber qual dia e horário teria mais adesão entre os alunos que demonstraram interesse e possuem disponibilidade. Assim, fica bem mais fácil fazer uma definição assertiva, não acha?
Conte com um mediador
É importante que os encontros do clube da leitura da sua escola possam contar com a figura de um mediador. Essa pessoa será a responsável pela condução das discussões, para que o encontro tenha ritmo e as coisas não fiquem muito soltas e perdidas.
O mediador pode ser quem organizou o clube, pode ser também qualquer um dos participantes ou mesmo um participante a cada encontro. Então, veja qual dessas possibilidades faz mais sentido para o seu clube da leitura!
Tenha um roteiro
O ideal é que o mediador tenha um roteiro para se guiar, para não dar “aquele branco” no meio do encontro e ele ficar sem saber por onde seguir para avançar na discussão. Vamos evitar o “silêncio constrangedor”, combinado?
O roteiro pode levantar vários aspectos, como por exemplo: quais foram os pontos marcantes do livro ou do capítulo para os participantes e o motivo; qual é a interpretação deles a respeito de determinada situação que aconteceu e que ficou nebulosa; qual é a opinião deles sobre as personagens e decisões tomadas por elas; o que eles mudariam na história; etc.
Ferramenta para estruturar o clube da leitura
Como estamos falando aqui de um clube da leitura virtual, é claro que a sua escola vai precisar de uma tecnologia que dê suporte aos encontros e que permita a comunicação com os participantes e entre eles, certo? O ideal é que tudo isso seja centralizado em um só local, para que o clube fique bem organizado.
Ahhh… e não vamos esquecer da parte da enquete, que acontece na etapa de planejamento do clube para a definição do dia e do horário dos encontros. Isso também requer tecnologia!
Estamos falando então de uma plataforma que tenha:
– Enquetes que permitam a tabulação dos resultados
– Agenda digital para rodar a enquete entre os alunos da escola e enviar os comunicados do clube da leitura
– Salas para transmissões ao vivo, para realizar os encontros
– Canal para a troca de mensagens instantâneas entre os participantes
Por acaso, eu sei exatamente onde você pode encontrar tudo isso. Aqui na ClipEscola nós desenvolvemos a Plataforma de Transformação Digital M3I. Entre os recursos que ela dispõe estão enquetes; agenda digital; salas para transmissões ao vivo; biblioteca de templates, para você poder criar comunicados personalizados para o clube da leitura; e até a possibilidade de grupos monitorados de mensagens instantâneas só entre os participantes do clube.
Você sabia que é possível criar uma categoria de recados digitais da agenda (que aqui chamamos de “Clips”) só para o envio de comunicados do clube do livro? Por ela dá para informar aos participantes qual é a obra escolhida; enviar o convite para o encontro já com o link; passar dicas de bibliotecas virtuais nas quais os participantes podem encontrar o livro escolhido e muitos outros; enviar eBooks em PDF; enviar resenhas dos livros escolhidos e até dicas de outras leituras, para caso os participantes tenham tempo; e muito mais!
Show de bola, né? Só para deixar as coisas mais visuais para você, dá só uma olhada nesse comunicado personalizado sobre o clube da leitura que é possível enviar pela nossa solução:
Repare que o recadinho permite que a escola receba estatísticas de quantos comunicados já foram entregues e visualizados. Na imagem, claro, o percentual está zero porque foi um exemplo que fizemos para te mostrar. Na vida real, as taxas são praticamente de 100%, pois tudo chega diretamente ao app no celular dos participantes, e é claro que aluno está sempre com o celular na mão, não é?
Olha… se a sua escola colocar em prática todo esse planejamento que orientamos e ainda contar com a organização e qualidade da nossa tecnologia para a realização dos encontros e das comunicações, aposto que o clube da leitura da sua instituição será um sucesso! Então, se quiser a nossa ajuda, basta solicitar por aqui.
Leia mais
– 10 bibliotecas virtuais para os seus alunos cultivarem o hábito da leitura
– 10 livros para ler para os seus aluninhos nas aulas remotas de educação infantil