O Natal é aquela época em que naturalmente nos enchemos de espírito solidário e fraternal e procuramos ajudar o próximo. E por que não levarmos ações solidárias para as escolas e incentivarmos nas crianças esse espírito natalino, ajudando-as assim em sua formação social? Dessa forma, formando bons cidadãos, essas ações estariam presentes durante todo o ano e não apenas na temporada festiva.
Diversas escolas já realizam ações nesse sentido. Falamos com alguns de nossos clientes que já têm essa prática, como o CEMJ – Centro Educacional Menino Jesus, que possui o selo da Unesco de Escola Solidária desde 2007 e tem como pilar a educação para a solidariedade.
Conforme o depoimento da Irmã e Diretora Geral da instituição Marli Schlindwein — durante o ano, a escola realiza campanhas envolvendo toda a comunidade escolar na arrecadação de agasalhos, produtos de higiene e brinquedos destinados a instituições carentes.
“Há três anos foi adotada uma creche no bairro Frei Damião, uma das comunidades mais pobres da região da Grande Florianópolis. Envolvemos todos os alunos e funcionários de nossa escola que, juntos, arrecadaram e entregaram à comunidade mais de uma tonelada de alimentos, além de roupas, material escolar e brinquedos, que trazem um pouco de alegria e esperança para as famílias”, comenta a Irmã.
Em Portugal, país onde também estamos presentes, a prática de doar àqueles que precisam faz parte do dia a dia de todos. As cidades estão equipadas com coletores de doações como este da foto abaixo, onde todos podem deixar roupas, sapatos, brinquedos e itens de cama, mesa e banho. No próprio coletor já está indicada a instituição que irá receber as doações.
O hábito que doar aquilo que não será mais utilizado é altamente divulgado entre os alunos de todas as escolas portuguesas. “Existe uma preocupação com a formação social dos jovens, para que eles se coloquem sempre no lugar do próximo e estejam conscientes da realidade que muitas crianças enfrentam no dia a dia”, explica Thais Nepomuceno, proprietária da Nepomuceno & Silva Lda, empresa parceira da ClipEscola em Portugal.
“Sempre incentivamos esse hábito e ensinamos que o que não precisamos mais pode ser algo que alguém deseja muito. Meus filhos sempre se importaram com o próximo, mas uma diferença interessante é que ao nos mudarmos para cá eles observaram que sentir frio é muito ruim e doar um agasalho é confortar uma criança. A organização e facilidade para doarmos algo nos deixou muito felizes, continuamos com as doações assim que chegamos”, contou Thais.
A diretora do Centro de Educação Alegria e Cia, Ana Lúcia Lobo, também acredita que a formação social dos pequenos é extremamente importante e que a escola possui um papel essencial durante a trajetória do aluno na instituição. Por essa razão, todos os anos, no mês de comemoração do aniversário da escola, é realizada uma campanha de arrecadação de produtos a serem doados a uma instituição.
“Orientamos as famílias a conversarem com as crianças a respeito da solidariedade e da fraternidade, explicando que existem pessoas que são carentes e não têm tudo o que precisam para viver dignamente. O resultado sempre é um sucesso em todos os sentidos. Em 2017 fizemos a 23ª Campanha e entregamos produtos de higiene pessoal aos idosos do Lar Santa Maria dos Anjos. Todas as funcionárias e famílias do Alegria e Cia e até os funcionários da empresa ClipEscola contribuíram para o sucesso da nossa campanha. Os idosos demonstraram muita gratidão”, relatou Ana Lúcia.
Nós da ClipEscola, acreditamos que pequenas ações podem ter um grande impacto na formação dos futuros cidadãos e, neste ano, nossa celebração de fim de ano e dos excelentes resultados colhidos incluiu uma campanha de arrecadação de kits de higiene destinados à Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (AEBAS), que atende 300 crianças e adolescentes em quatro unidades na Grande Florianópolis. Agradecemos o apoio e participação da empresa Condor, que nos doou as escovas de dentes para compor o kit.
E como esta é uma época de celebrar as coisas boas e aqueles que prezamos, queremos desejar a todos os nossos clientes e parceiros um 2018 repleto de conquistas e realizações!
Leia mais
– Escola do ontem e do hoje: o que mudou?
– A mulher no ensino: transformações e horizontes