As férias de julho são um ótimo momento para dar aquele break na rotina escolar e relaxar. Um filminho, um balde de pipoca e boas risadas com a família combinam totalmente com essa vibe, não acha? Então, que tal a sua escola contribuir com ela? Para isso, basta enviar uma lista com sugestões de filmes para as férias aos pais e alunos.
Aposto que o seu público vai amar esse “mimo”! Digo mais, tá? Isso mostra que a sua instituição de ensino quer estar próxima e que está sempre fazendo mais do que precisa para agregar ao relacionamento com as famílias.
Além de tudo, fazer isso não dá trabalho nenhum, pois temos aqui uma listinha pronta para envio! Se você usa agenda digital, pode criar um recadinho com um template personalizado, copiar o link deste artigo e colar na mensagem. Outra opção é transformar a lista em um PDF e anexar. O importante é que as sugestões de filmes para as férias cheguem aos pais e alunos!
Agora, sem mais delongas, vamos à lista:
1. Luca
A nossa lista de filmes para as férias começa com o desenho “Luca”, da Disney/Pixar. A produção mostra as aventuras de Luca e seu amigo Alberto, dois seres marinhos que são capazes de adquirir a forma humana quando estão fora da água. Os amigos usam essa secreta habilidade para curtir o verão em uma vila italiana fictícia chamada Portorosso.
Em terra firme, eles fazem amizade com uma humana chamada Giulia, e se unem a ela para vencer o valentão Ercole em uma corrida da cidade. Quando suas identidades são reveladas, suas vidas ficam em risco. Porém, o pai de Giulia – um antigo caçador de monstros marinhos – os aceita, pois convive com eles antes da revelação e desconstrói seus velhos preconceitos.
A narrativa tem como pano de fundo importantes lições sobre amizade, autoconhecimento, coragem e aceitação das diferenças. Ao mesmo tempo que diverte, ela provoca reflexões. É uma animação emocionante e que consegue, com suavidade, tocar em aspectos profundos da nossa experiência em sociedade.
2. As férias da minha vida
“As férias da minha vida” é o típico filme sessão da tarde. Nele, Georgia Byrd leva uma vida comum como vendedora de uma loja. Porém, tudo muda quando ela recebe o resultado de seus exames, que revelam uma doença terminal. Determinada a aproveitar o tempo que lhe resta, ela pede demissão, raspa todas as suas economias e vai curtir a vida em clima de férias nos Alpes Suíços.
No hotel de luxo em que se hospeda, sua vitalidade chama a atenção. Sem medo de viver e sem preocupações com o futuro ou com o que os outros pensam, ela fala e faz o que quer, vivendo cada dia como se fosse o último. A iminência da morte se torna uma pílula libertadora para ela.
O filme nos faz refletir sobre a maneira como encaramos a vida. É preciso estar morrendo para ter fome de viver? Por que temos tanto medo de ir atrás dos nossos sonhos? Por que nos preocupamos tanto com o que os outros pensam? Não podemos encontrar o “tempero da vida” sem que ela esteja perto do fim?
3. Cegonhas – A história que não te contaram
Sabe a história da cegonha? A terceira opção da nossa lista de filmes para as férias é sobre isso! Na animação “Cegonhas – A história que não te contaram”, as cegonhas se modernizaram e transformaram a entrega de bebês em um grande empreendimento. Os bebês agora chegam em pacotes levados por entregadores de uma loja de compras online.
Na fábrica de bebês, porém, acidentes acontecem. Se a máquina de bebês é acionada por engano (ou por algum funcionário desobediente), nasce um bebê não planejado, e ele deve ser entregue “à moda antiga”, antes que alguém perceba o erro.
No desenho, a diversão fica por conta das personagens Tulipa – uma humana que nunca foi entregue aos pais – e Júnior – uma cegonha que quer crescer profissionalmente e se tornar um dos chefes da empresa. Eles se unem na missão de entregar um bebê não planejado até o seu destino final. A animação rende boas risadas e entretenimento para toda a família!
4. A fantástica fábrica de chocolate
Um clássico é sempre bem-vindo, não acha? Então, nessas férias, não deixe de assistir “A fantástica fábrica de chocolate”! Na produção, o excêntrico Willy Wonka – dono de uma fábrica de chocolates – decide colocar cinco bilhetes em barras de chocolates. Quem os encontrar ganha o direito de visitar a fábrica e participar de uma competição. O vencedor receberá chocolates para sempre e um prêmio muito especial.
Cinco crianças encontram os bilhetes, e uma delas é Charlie, um menino pobre que mora com os pais e os avós e só consegue comprar chocolate uma vez por ano. Os outros quatro selecionados são crianças bastante birrentas. Na fábrica, elas causam acidentes, e quando isso acontece, os exóticos Oompa-Loompas aparecem.
No final, Charlie tem a oportunidade de se tornar o grande herdeiro de Willy Wonka, mas recusa, pois escolhe não largar a família. O filme – que chama a atenção pela fotografia, que é repleta de atrativos visuais – também traz importantes lições. Entre elas está a importância da família em detrimento dos bens materiais e o valor da humildade e da honestidade.
5. Klaus
Na quinta posição da nossa lista de filmes para as férias está “Klaus”, uma animação espanhola que conta uma versão mais realista da lenda do Papai Noel. Tudo começa com Jesper, um bon vivant que é filho do dono de uma empresa de serviços postais. Seu pai lhe dá uma missão: bater a meta de entrega de 6 mil cartas em uma cidade do Círculo Polar Ártico. Caso não consiga, será deserdado.
Quando chega lá, Jesper percebe que será difícil bater a meta, já que a cidade está dividida entre dois clãs inimigos que não se falam, muito menos trocam cartas. Porém, uma oportunidade surge quando ele conhece Klaus, um lenhador que o obriga a entregar um presente a um menino triste.
Após essa entrega, mais crianças do povoado começam a escrever cartas e pedir brinquedos. Então, Jesper e Klaus se unem para entregar brinquedos durante a noite, sem serem vistos. Aos poucos, as crianças dos clãs inimigos começam a brincar juntas, o que vai mudando a relação de todos. Jesper bate sua meta, mas isso já não é o mais importante.
6. Férias no Trailer
A comédia “Férias no Trailer” não poderia ficar de fora da sua “sessão pipoca”. A narrativa aborda as malucas férias da família Munro a bordo de um trailer. Tudo começa quando o patriarca Bob frustra os planos da família de tirar férias no Havaí, pois seu chefe quer que ele compareça a uma reunião no Colorado. Para não perder o emprego, ele aceita.
Em uma tentativa de agradar a família, que esperava por férias, e ao mesmo tempo cumprir com o que acordou com o chefe, Bob decide trocar a estadia no Havaí por um percurso de trailer até o Colorado junto com sua esposa e filhos. A ideia é que todos passem um tempo divertido juntos passeando de trailer.
Como você já deve adivinhar, o trajeto é recheado de situações inusitadas que rendem boas risadas ao telespectador. Elas também ajudam a unir a família, que desde o começo torceu o nariz para as desconfortáveis férias no trailer, que não ofereciam o luxo que eles estavam aguardando nas férias paradisíacas que tinham planejado.
7. Frangoelho e o Hamster das Trevas
A sétima sugestão da nossa lista de filmes para as férias é a animação francesa “Frangoelho e o Hamster das Trevas”. Ela é protagonizada por Hopper Chickenson – um jovem metade frango, metade coelho – que é encontrado ainda bebê por Rei Arthur, um coelho aventureiro, que o cria como filho.
Assim como o pai adotivo, Hopper quer ser um aventureiro, mas é todo desajeitado devido às suas pernas de frango. Porém, ele não desiste e se aventura na caçada pelo Hamster das Trevas – um artefato de grande poder – junto com seus amigos: um gambá especialista em artes marciais e uma tartaruga sarcástica.
Durante a jornada, seu tio acaba escapando da prisão. Ele havia sido preso por conspirar contra Rei Arthur, o irmão dele. Agora, o vilão também quer encontrar o Hamster das Trevas, e Hooper e seus amigos precisam impedi-lo. A aventura é envolvente e traz uma mensagem de autoaceitação.
8. Diários de Intercâmbio
Se você estava sentindo falta de uma produção brasileira na nossa lista de filmes para as férias, seus pedidos foram atendidos! “Diários de Intercâmbio” é uma comédia nacional que aborda o sonho da protagonista Bárbara de viajar para fora do país. Ela chega a colecionar revistas de turismo e a fazer um mural com recortes em seu quarto.
Junto com a amiga Taila, ela decide aproveitar uma oportunidade de ser Au Pair – uma espécie de babá – para fazer um intercâmbio para os Estados Unidos. As amigas ficam em casas de famílias diferentes, ambas na pacata cidade de Woodstock. O sonho delas, porém, era ir para Nova Iorque, que fica a duas horas de distância de onde estão.
Durante o período de intercâmbio, elas vivenciam uma série de situações que as tiram da zona de conforto que tinham quando moravam com os pais no Brasil. Entre as adversidades, elas também vivenciam experiências inesquecíveis e encontram o amor e a amizade.
9. Pé pequeno
E se a lenda fosse a gente? Na animação “Pé Pequeno”, é um Yeti – conhecido como o Abominável Homem das Neves – que tenta provar a existência da raça humana. Ele se chama Migo, vive em uma montanha no Himalaia e teve um “contato imediato de primeiro grau” com uma criatura mítica chamada Pé Pequeno, um humano. Daí em diante, ele tenta provar a todos que essa criatura é real.
A comunidade em que Migo mora é bem fechada e segue tradições gravadas em pedra sem questioná-las. Elas dizem, por exemplo, que os montes em que vivem são sustentados nas costas por dois mamutes e que é preciso bater um gongo para acordar o caracol mágico que iluminará o céu. O Pé Pequeno, porém, é apenas uma lenda para eles.
Migo encontra um grupo que, como ele, acredita na existência do Pé Pequeno, e se dedica a reunir provas. Ele, porém, está ansioso por encontrá-las, e dá um “salto de fé” das montanhas. Lá embaixo, se depara com a civilização humana e conhece Percy, um humano com quem estabelece contato. Se você quer saber o fim dessa história, não deixe de assistir!
10. Laços
Se você é nostálgico, vai gostar da última opção da nossa lista de filmes para as férias. “Laços” é a primeira produção live-action da Turma da Mônica. A história tem como tema central o desaparecimento de Floquinho – o cachorrinho de estimação do Cebolinha.
Para encontrá-lo, o menino de cabelo espetado bola um plano infalível, mas dessa vez, não é para roubar o Sansão, e sim para encontrar seu amigo de quatro patas. Para isso, ele precisará contar com a ajuda de toda a turminha: Mônica, Magali e Cascão.
O longa tem vários momentos emocionais, como quando Cebolinha nota que as brincadeiras que faz para infernizar a Mônica realmente a machucam, o que traz aprendizados sobre o bullying. Outros momentos reforçam o valor dos laços de amizade e do poder que eles têm.
Leia mais
– 10 atividades para fazer com as crianças durante as férias
– Férias: 10 lugares para conhecer, aproveitar e aprender