Algumas escolas do país já começaram a reabrir de forma gradual, e muitos estados têm previsão de volta ainda para este ano. A questão é polêmica, mas não falar sobre o assunto não ajudará a aumentar a segurança. Diante de um cenário de possível retorno, o que se pode fazer para diminuir as chances de contágio por Coronavírus é a criação de um sólido planejamento. É importante que ele englobe recursos para o monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores.
Esse último aspecto é o foco do post de hoje. Aqui você vai descobrir como é possível aumentar o nível de segurança no retorno por meio de ações simples e de fácil execução. Bora conferir?
Formulários e enquetes para o monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores
Sabe como você pode obter informações sobre a saúde dos estudantes e dos colaboradores da sua escola? Perguntando! É claro que eu não estou sugerindo que você ligue periodicamente para todo mundo para fazer esse levantamento, há formas bem mais rápidas e eficazes. É claro que eu estou falando de tecnologia!
Você sabia que esse levantamento pode ser feito em minutos com o simples uso de formulários ou enquetes, e de um disparo massivo via agenda digital? Confira esses exemplos:
Monitoramento com formulário
Monitoramento com enquete
O texto das imagens pode ser alterado quando o envio for para colaboradores. Você pode trocar “Como está o seu filho hoje?” por “Como você está hoje?”, por exemplo.
Com que frequência devo fazer o monitoramento?
Quanto mais frequente for o monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores, maior será o nível de segurança. O ideal é que esse levantamento seja feito de forma diária, pois os sintomas podem surgir de um dia para o outro, e todos os dias há o risco de contato com alguém que possa estar contaminado.
Pode parecer muito trabalho realizar esse monitoramento diariamente, mas na verdade não é. O formulário será o mesmo todos os dias, e o disparo via agenda digital pode ser feito de forma massiva, em poucos cliques.
Para analisar o resultado, você só precisará gerar um relatório e colocar filtros. É possível filtrar somente as respostas que indicam que o aluno ou colaborador pode ter sido infectado. Depois, é só disparar um comunicado para essas pessoas e orientar para que elas não comparecerem à escola por no mínimo 14 dias.
Do que eu preciso?
Para fazer o monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores, a sua escola precisará utilizar agenda digital escolar. É necessário que ela contenha os recursos de:
- Formulários
- Enquetes
- Comunicação Interna
A agenda digital que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, possui todos esses recursos. Temos inclusive um modelo pronto de formulário para a realização desse levantamento.
Quando a escola for fazer o monitoramento da saúde dos alunos, efetuará o disparo do formulário ou enquete pela agenda digital da forma usual. Quando o monitoramento for destinado aos colaboradores, a escola deverá efetuar o disparo pelo módulo de Comunicação Interna.
Como você pode ver, é algo muito simples e praticável, e ajudará muito a escola a evitar o contágio por Coronavírus dentro de sua estrutura. Solicite mais informações por aqui.
Leia mais
– Volta às aulas presenciais: medidas de higiene e cuidados necessários
– Como a ClipEscola pode ajudar a sua instituição no retorno às aulas