O que você acha que dá menos trabalho e gera menos custos, atrair alunos novos ou reter os atuais? A resposta parece óbvia, não parece? Embora seja tão evidente que a retenção de alunos é extremamente vantajosa para as escolas, muitas delas deixam para pensar nisso apenas no final do ano, quando resta pouco tempo para reverter qualquer decisão que os pais já tenham tomado de mudar o filho de colégio.
Já quando o assunto é a atração de novos alunos, a história é bem diferente. Esse objetivo chega a ser perseguido em campanhas permanentes ao longo do ano, que se intensificam mais nos meses anteriores às matrículas. Você não acha que a retenção de alunos merece no mínimo a mesma dedicação?
…eu ouvi um sim? Ah então tá, se você concorda que a retenção de alunos deve ser buscada desde já, vou te ajudar com isso agora mesmo. Vamos às estratégias!
Detecte casos iminentes de intenção de mudança de escola
O primeiro passo para reter seus alunos é detectar quando eles estão querendo deixar a sua escola. Melhor ainda, detectar que eles irão querer isso antes mesmo de essa ideia se tornar concreta para eles e para os pais deles.
Agora dei um nó na sua cabeça, não é? Você já deve estar pensando: “é impressão minha ou essa autora está sugerindo que eu tente descobrir o futuro nos búzios, cartas, bola de cristal ou algo do tipo?”.
Nossa, você foi longe hein, não é nada de misticismo não. Hoje existe uma coisa chamada “Inteligência Artificial”, e ela é a versão tecnológica da melhor arte divinatória que você possa imaginar. No caso que te falei, de detecção de sinais que revelem a intenção do aluno trocar de escola, essa tecnologia pode ser usada no recurso Mapa de Humor.
Tá, deixa eu adivinhar, você deve ter pensado “agora complicou”? Complicou nada, eu descomplico para você. Mapa de Humor é um recurso da Plataforma de Comunicação ClipEscola, e faz exatamente o que o nome diz: mapeia o humor. Ele analisa todas as interações de todos os usuários da plataforma em períodos específicos e traça um diagnóstico muito preciso sobre o sentimento e as intenções do público.
Agora ficou fácil. Você certamente já percebeu que o mapa de humor consegue te dizer se os alunos e os pais deles estão se sentindo satisfeitos ou frustrados com a sua instituição e se há motivo para se preocupar que eles queiram trocar de colégio. Sim, você entendeu certo. É isso aí mesmo!
Engaje pais e alunos com a sua instituição
É claro que saber que os alunos estão prestes a procurar outra escola não é o suficiente, certo? Você precisa também reverter esse quadro, ou seja, partir para a ação. Como sempre, é nessa hora que eu te estendo a mão e te digo como.
Primeiro, para situações mais urgentes que você detectar, entre em contato imediatamente com os pais e tente resolver a questão. Evite ligações, pois elas podem atrapalhá-los. Normalmente eles estão no trabalho durante o horário comercial, então a melhor opção é o contato pela plataforma de comunicação escolar. Para os pais, os recados chegam pelo aplicativo, então eles os recebem diretamente no celular.
Após apagar os incêndios, o ideal é que esses pais, assim como os outros que não demonstraram descontentamento com a escola, sejam cativados pela instituição por meio de uma comunicação efetiva. A plataforma que desenvolvemos aqui na ClipEscola, que inclusive eu já havia comentado com você, possibilita que a sua instituição mantenha os pais informados diariamente sobre diversos aspectos das rotinas escolares. Eles recebem as informações bem na palma da mão, via app, o que facilita a conferência.
Aproveite o recurso para evidenciar a eles as boas ações que a escola está realizando, as atividades diferenciadas, o planejamento para o futuro, as inovações que está abraçando, enfim, mostre o porquê de a sua instituição de ensino ser a melhor opção para os filhos deles. Assim, com essa comunicação prática e frequente, o engajamento com a escola acontece de forma natural, e a retenção de alunos também.
Facilite a rematrícula
Além de descobrir as intenções do seu público e de cativá-lo por meio de uma comunicação efetiva, um outro passo importante para a retenção de alunos é tornar a rematrícula um caminho fácil, natural. Vou te mostrar como fazer isso.
O primeiro passo é rodar com os pais uma pesquisa de intenção de rematrícula. Você pode montá-la na mesma plataforma usada para a comunicação escolar. Depois, o passo seguinte é enviar o contrato com o pedido de aceite digital a todos que responderem sim à pesquisa.
Quando um pai ou responsável dá o aceite, o aluno já está automaticamente rematriculado. Posteriormente você só precisa recolher a assinatura física. Contudo, se a sua escola possuir módulo de assinatura digital na plataforma, só ela já basta e não será necessário recolher a assinatura física depois. Viu como rematricular ficou fácil? Então vá lá e ponha em prática!
Leia mais
– Captação de novos alunos: como alavancar matrículas com plataforma de comunicação
– Egresso: transforme o seu ex-aluno em um aliado na captação de matrículas