Pensando em utilizar tecnologia na sala de aula? Neste artigo, confira todos os benefícios da tecnologia na educação infantil, além das suas modalidades e melhores métodos de aplicação!
A tecnologia pode ajudar na educação infantil?
A tecnologia nas escolas está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes, pois não é raro vê-los utilizando celulares e tablets para acessar a internet, ver vídeos e jogar games. Sendo assim, integrar a tecnologia na educação pode ajudar a despertar o interesse do aluno pelos conteúdos, além de aumentar o engajamento e participação deles em sala de aula.
Isso porque, considerando a orientação de profissionais em relação aos limites do tempo de tela e outros parâmetros, é possível alinhar a educação com aplicativos educacionais, atividades online e muitas outras tecnologias pedagógicas. Além disso, a tecnologia está presente na BNCC, que incentiva uma utilização significativa e crítica nas práticas educacionais.
Contudo, para utilizar essa ferramenta da maneira correta, é necessário estar atento a alguns aspectos importantes. Por isso, este artigo lhe ajudará a conhecer os melhores métodos de aplicação e modalidades da tecnologia em sala de aula, além dos seus principais benefícios na educação. Confira!
Quais são os benefícios de usar tecnologia na educação?
Se você está interessado em utilizar tecnologia na educação, saiba que ela pode trazer diversos benefícios para as crianças em sala de aula, como estimular a criatividade, ajudar a desenvolver novas habilidades, incentivar a autonomia, contribuir para mais dinâmica em classe e muito mais. Confira!
Ajuda a desenvolver novas habilidades
Um primeiro benefício da tecnologia na educação é que ela pode contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades, visto que, por meio de de aplicativos educacionais e outros conteúdos, a criança entra em contato com temáticas diferentes, que incentivam uma visão crítica e despertam ações estratégicas.
Sendo assim, a criança é capaz de desenvolver habilidades relacionadas à avaliação, resolução e análise de situações, capacitando-se para a aplicação do conhecimento na vida real e em outras situações educacionais. Além disso, a tecnologia pode ajudar nas habilidades criativas, uma vez que ela desperta o interesse da criança em eixos artísticos como pintura, dramaturgia, dança e muito mais.
Estimula a criatividade da criança
A tecnologia na educação também ajuda a estimular a criatividade na criança, uma vez que ela oferece um ambiente interativo e pode apresentar um campo visual bastante colorido, com formas, desenhos e outros elementos que se comunicam diretamente com o imaginário infantil.
Dessa forma, ao entrar em contato com uma grande densidade de conteúdos significativos, a criança é capaz de explorar os seus sentidos, que estão diretamente ligados à criatividade. Ademais, a tecnologia contribui para o despertar da memória e da sensibilidade, outros fatores que ajudam na expressão individual da criança por meio de habilidades artísticas.
Mais facilidade para acessar os conteúdos e materiais
Além de trazer muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, a tecnologia pode garantir mais facilidade nas questões práticas do ensino, como no acesso aos materiais. Isso porque o professor pode utilizá-la para organizar uma lista virtual com atividades, vídeos, textos informativos, links importantes e muito mais, tornando os conteúdos mais versáteis e completos.
Por outro lado, o aluno também garante mais praticidade para acessar os materiais pelo seu celular ou tablet, realizando os exercícios e conferindo os conteúdos de forma rápida e intuitiva. Além disso, ele pode receber um feedback do seu desempenho, o que ajuda a otimizar a rotina de estudos e a encontrar os pontos de dificuldade na matéria mais rapidamente.
Utilização de recursos multimídias como aprendizado
Para diversificar a metodologia tradicional de ensino e aumentar o engajamento dos alunos, a tecnologia ainda pode ser utilizada por meio de recursos multimídia como filmes, vídeos, áudios, imagens, gráficos, animações, entre outras mídias que contribuem para despertar os sentidos das crianças.
Assim, utilizando esses recursos, o professor pode contribuir para uma experiência mais dinâmica em sala de aula, aliando as mídias a outras estratégias de aprendizado, como discussões, debates e muito mais, o que torna as aulas mais interativas e enriquece o repertório cultural das crianças.
Mais dinâmica dentro de sala de aula
A tecnologia na educação pode ajudar a inovar na relação entre professor e alunos na sala de aula, visto que os dispositivos tecnológicos chamam a atenção das crianças, despertando o interesse, aumentando a interação no ensino-aprendizagem e estimulando o aluno a fazer perguntas.
Além disso, o professor pode trazer conteúdos visuais, como slides, gráficos, mapas e outras ilustrações projetadas que também garantem aulas mais dinâmicas e ativas, reduzindo a distração dos alunos e a monotonia. Com isso, as crianças se sentem contempladas no ensino e mais encorajadas a participar.
Aperfeiçoamento do raciocínio lógico das crianças
Outro dos principais benefícios da tecnologia na educação é o aperfeiçoamento do raciocínio lógico das crianças, visto que as mídias digitais contribuem para o desenvolvimento de uma ação estratégica relacionada às habilidades de dedução, análise e solução de problemas.
Isso porque, quando a criança entra em contato com jogos, atividades e desafios, ela precisa aplicar uma visão crítica e analítica para chegar a uma conclusão, seja finalizando um nível no game ou respondendo a uma pergunta simples em exercícios, o que ajuda diretamente no desenvolvimento do raciocínio lógico.
As crianças aprendem a ser mais autônomas
Quando o aluno começa a utilizar a tecnologia para o seu aprendizado, ele aprende a ser mais autônomo, uma vez que ele é capaz de se relacionar de maneira individual com o conteúdo, construindo soluções, fazendo pesquisas significativas na internet e obtendo liberdade para se relacionar com a disciplina.
Dessa forma, a criança se torna capaz de tomar decisões e realizar tarefas sozinha, dois pontos que são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma personalidade independente e que ajudam na criação de um senso de responsabilidade, bem como no respeito às opiniões pessoais.
Mais acessibilidade para crianças com deficiências
A tecnologia também garante uma educação mais inclusiva e mais acessibilidade para crianças com deficiência, visto que, por meio de mídias digitais, o aluno pode compreender as suas próprias necessidades, desenvolvendo habilidades simultaneamente e absorvendo melhor os conteúdos apresentados.
Além disso, a tecnologia é uma excelente ferramenta para garantir um ambiente inclusivo, uma vez que ela estimula a comunicação entre os alunos e a interação com o professor, além de permitir que o tempo de cada pessoa seja respeitado, sendo que as crianças podem aprender no seu ritmo e se integrar aos demais.
Maior desempenho escolar
Como a tecnologia na educação estimula a participação dos alunos, a criatividade, a autonomia e a criação de um ambiente inclusivo, um dos seus benefícios finais é a melhora do desempenho escolar das crianças, visto que elas poderão absorver melhor os conteúdos e otimizar os seus resultados durante cada período.
Além disso, você pode adicionar atividades mais interativas no ambiente virtual, o que ajuda o aluno a receber um feedback mais rápido sobre o seu desempenho, permitindo que ele compreenda os seus pontos de dificuldade e reorganize a sua rotina de estudos, melhorando a sua performance em sala de aula.
Métodos de aplicações de tecnologia na educação
Depois de conhecer os principais benefícios da tecnologia na educação, é hora de saber quais os melhores métodos de aplicação desse recurso em sala de aula. Sendo assim, continue a sua leitura para conferir mais detalhes sobre jogos educativos, realidade virtual, filmes, audiolivros e muito mais!
Tablets e celulares
Os tablets e celulares são os dispositivos mais utilizados pelas crianças atualmente, visto que neles é possível encontrar jogos, vídeos e muitos outros conteúdos que despertam o interesse infantil. Por isso, uma boa estratégia para estimular o interesse das crianças é utilizar essas ferramentas em sala de aula.
Sendo assim, é possível apostar em jogos e vídeos educativos para o processo de ensino-aprendizagem, levando materiais realmente significativos para os alunos. Além disso, por meio desses aparelhos, você pode criar listas de atividades, grupos de comunicação e utilizar outros recursos que otimizam a interação.
Realidade virtual
O ensino prático de diferentes situações também é muito importante para o aprendizado, por isso é possível utilizar a tecnologia aplicada à realidade virtual para trazer um ambiente mais imersivo aos alunos, seja por meio de jogos online, de viagens em campo ou outros programas virtuais.
Assim, existem muitos sites e plataformas que oferecem uma experiência imersiva ao usuário, como uma visão em 360º de um ambiente, o que ajuda a despertar os sentidos do aluno. Além disso, a escola pode investir em tecnologias de realidade virtual com óculos, que permitem que o aluno explore outra perspectiva de temas educacionais, como o corpo humano, o funcionamento do organismo, ambientes simulados e muito mais.
Ensino a distância
A tecnologia permite que os alunos aprendam a distância utilizando um computador, tablet ou celular, de modo que o ensino remoto pode ser um grande aliado na hora de complementar as dinâmicas presenciais, uma vez que o educador pode disponibilizar atividades online, videoaulas de revisão e muito mais.
Além disso, o ensino a distância permite uma utilização mais versátil dos recursos tecnológicos, sendo que você pode agregar materiais e sites educacionais para tornar a aprendizagem mais dinâmica, uma vez que os alunos podem construir murais online, acessar bibliotecas virtuais e muitas outras ferramentas. Saiba também sobre plataformas integradas que estão sendo utilizadas em instituições.
Filmes educativos
As crianças costumam gostar muito de filmes e animações, visto que elas trazem uma grande quantidade de informações visuais e auditivas que despertam os sentidos infantis. Por isso, a tecnologia possibilita que o educador transmita filmes educativos em sala de aula por meio de projetores e televisores em geral.
Sendo assim, é possível selecionar as produções mais significativas para os alunos, que normalmente são aquelas que trazem uma história divertida combinada a uma mensagem construtiva. Ademais, os filmes podem apresentar novas perspectivas culturais aos alunos, ampliando o seu conhecimento e visão crítica.
Audiolivros
A tecnologia também ajuda a despertar o interesse dos alunos na leitura, uma vez que é possível combinar textos com áudios, uma maneira eficiente de estimular a conexão da criança com a obra. Assim, por meio de uma forma divertida de integrar os sentidos, ela irá se relacionar de modo mais completo com o conteúdo.
Além disso, os audiolivros trazem interpretações especiais dos diálogos e narração, o que ajuda a criança a entender melhor a estrutura do texto e as nuances da linguagem. Por fim, ela ainda garante mais praticidade, visto que o aluno poderá escutar o conteúdo onde estiver, pelo celular, tablet ou computador.
Jogos educativos
Outro excelente recurso para aplicar a tecnologia na educação são os jogos educativos, visto que os games tradicionais costumam ser muito populares entre as crianças. Desse modo, é possível integrar jogos infantis à aprendizagem do aluno, sendo que existe uma enorme variedade de opções disponíveis na internet.
Alguns sites voltados para os games educativos são bem completos. Neles a criança aprende sobre diversas matérias de forma interativa e intuitiva. Portanto, o aluno pode aprender brincando e se relacionar melhor com o conteúdo, que aparece em vários níveis de dificuldade e com uma classificação etária bem definida.
Apps educativos
Os aplicativos educativos têm se tornado cada vez mais populares no ensino-aprendizagem, visto que eles apresentam uma maneira divertida e fácil de aprender, o que desperta o interesse do aluno. Desse modo, é possível encontrar uma grande variedade de apps com diversas finalidades pedagógicas.
Neles, você pode encontrar: ambiente virtual de aprendizagem, jogos educativos, vídeos, músicas e muitas outras atividades que contribuem para o desenvolvimento das habilidades na criança, garantindo um conteúdo rico e extremamente construtivo.
Atividades online
Para finalizar, a tecnologia pode ser utilizada na educação por meio de atividades online, uma maneira prática e eficiente de oferecer diversos exercícios às crianças. Sendo assim, o educador pode construir listas de atividades e disponibilizá-las no ambiente virtual, incluindo recursos de imagem, áudio e vídeo.
Para deixar ainda melhor, as atividades online trazem a vantagem de uma correção automática em algumas modalidades, como nas perguntas de múltipla escolha, por exemplo. Assim, o professor ganha tempo em sua rotina.
Faça uso das dicas e comece a utilizar a tecnologia para ajudar na educação!
Utilizar a tecnologia na educação infantil traz diversos benefícios para o aprendizado das crianças, como estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a autonomia, o desempenho escolar e muito mais. Sendo assim, é possível integrar muitos recursos tecnológicos em sala de aula, o que garante um ambiente mais inclusivo e aumenta a interação dos alunos com a disciplina.
Além disso, o educador pode oferecer tecnologias a distância para complementar as atividades presenciais, explorando as atividades online, aplicativos, videoaulas, e-books, entre outras. Por isso, com tanta variedade de ferramentas disponíveis atualmente, faça uso das dicas que apresentamos e comece a utilizar a tecnologia para ajudar na educação das crianças!
Leia mais
– Desenvolvimento infantil: a importância de documentar as rotinas
– SAMR: o que é e como usar o modelo para aplicar novas tecnologias na escola