A volta às aulas, muitas vezes, dá aquela preguiça nas crianças. Para elas, é hora de voltar a acordar cedo e retomar a maratona de estudos. Mas após vários dias de descanso, entrar no ritmo não é algo assim tão fácil. Para fazer a transição entre os dias preguiçosos e os estudos, algumas atitudes diferenciadas do professor podem ajudar.
Por isso, preparamos para você algumas dicas que vão auxiliá-lo a fazer com que os seus alunos retornem ao ritmo de estudos. Confira:
Faça uma revisão do conteúdo
Antes de dar continuidade ao conteúdo programático do semestre, que tal usar o primeiro momento da volta às aulas para revisar com seus alunos os pontos principais da matéria do semestre passado? Como eles deram um intervalo de vários dias dos estudos, é importante dar aquela “refrescada na memória”, para fixar o aprendizado anterior e para que eles não se sintam perdidos quando o tema subsequente for abordado.
Uma boa maneira de fazer essa revisão é formando duplas. Um dos alunos pode lembrar de uma parte do conteúdo que o outro não lembra, e vice-versa, então essa formação permitirá trocas produtivas.
Ao final da revisão, aplique exercícios para verificar se o conteúdo foi bem relembrado e abra um espaço para que os estudantes tirem as dúvidas que ainda têm. Após a revisão, eles já estarão bem mais preparados para absorver os novos conhecimentos que serão ensinados.
Use o lúdico
Nos primeiros dias de aula, pegue um pouco mais leve e use a criatividade para ensinar, trabalhando os conteúdos de forma lúdica. Essa pode ser uma boa maneira de conseguir atrair a atenção dos estudantes, pois eles podem ainda não estar tão “despertos” para atividades mais tradicionais, como copiar conteúdos do quadro e ouvir o professor falar durante horas.
Algumas maneiras de trabalhar o lúdico são:
-
Faça dinâmicas
Divida as crianças em grupos e crie dinâmicas, fazendo com que elas se unam para chegar a uma solução. Pode haver até uma disputa entre as equipes, para motivá-las na busca pelos resultados.
-
Use referências culturais
Associe os conteúdos com referências culturais, como filmes, seriados, desenhos, revistas em quadrinhos, livros, poesias, músicas, artes plásticas, etc. Veja qual delas possui elementos que fazem sentido para o conteúdo proposto, qual passa a mensagem que você quer transmitir.
-
Crie exercícios divertidos
Invente atividades diferentes. Você pode, por exemplo, propor a criação de paródias de músicas usando o conteúdo, ou pedir que os alunos abordem um tema na forma de poesia ou de teatro. Esses exercícios, além de serem divertidos, ajudam o estudante a fixar o aprendizado.
-
Utilize materiais digitais
Crianças e adolescentes adoram tecnologia. Para atrair a atenção deles, fale a língua deles. Há diversos materiais disponíveis na web que podem ser empregados para complementar o aprendizado, como podcasts, infográficos multimídia, simuladores, etc. Aqui você encontra várias dessas opções.
Mude o ambiente
Outra boa maneira de fazer a transição da calmaria das férias para a rotina de estudos é tirando os alunos da sala de aula. Um outro ambiente dará a eles as condições perfeitas para esse primeiro momento, pois removerá a rotina da sala.
Espaços ao ar livre são ideais. Se a escola possuir áreas verdes, uma aula pode ser montada ali. Dessa forma, mesmo que os alunos recebam o mesmo conteúdo que aprenderiam em sala, só o fato de estarem em meio à natureza já dará a eles uma sensação de leveza.
Se a escola não possuir espaços verdes, também é possível “mudar a cara” da sala de aula, fazendo-a parecer um outro ambiente. Para isso, você pode mover as mesas e carteiras para os cantos, colocar no chão algo em que os alunos possam sentar, como tapetes, tecidos ou colchonetes, e posicioná-los de forma circular. Assim, um outro ambiente estará criado!
Mostre as novidades que a escola implementou nas férias
Novidade sempre desperta curiosidade. Se a sua escola não ficou parada nas férias e foi atrás de melhorias, mostre isso aos pequenos! É interessante até informar aos pais deles também as soluções que a instituição de ensino buscou no período de descanso dos alunos.
E por falar em informar aos pais, esses momentos de início de semestre são boas oportunidades para dar um start no aperfeiçoamento do fluxo de informações da escola. Assim, essas atividades diferenciadas que ela faz com os alunos podem ser registradas e enviadas aos responsáveis. Conheça aqui uma ferramenta que te ajudará com isso.
Leia mais
– 5 sites com material didático em formato digital para aulas extraordinárias
– Os quatro pilares da educação e o papel da tecnologia