A sua instituição de ensino oferece algum tipo de atividade extracurricular? Se não o faz, deveria, pois está perdendo boas oportunidades! Acontece que hoje em dia os pais estão cada vez mais informados sobre os benefícios dessas práticas e procurando uma ou mais delas para colocar os filhos. Então, eu te pergunto: você percebe o potencial dessa ideia para a sua escola?
Se o assunto te interessou, venha comigo e vamos nos aprofundar nele! Bora?
O que pode ser considerada uma atividade extracurricular?
Atividade extracurricular é aquela que está fora do currículo tradicional de ensino definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma oficina ou curso livre que tem o intuito de ensinar determinado conhecimento ou desenvolver uma habilidade específica, ampliando o leque de saberes e capacidades da criança ou adolescente.
Quais são os benefícios das atividades extracurriculares?
Se a atividade extracurricular não é obrigatória, por que oferecê-la na escola? Por causa dos benefícios que ela traz a todos os envolvidos, é claro! Vamos conhecê-los agora:
Benefícios da atividade extracurricular para o aluno
O aluno que pratica uma atividade extracurricular pode se beneficiar em diversos aspectos. Entre eles:
-
Desenvolvimento de diferentes habilidades
A BNCC define os conhecimentos essenciais mínimos que a criança e o adolescente devem adquirir ao longo da vida escolar. Porém, entre o mínimo e o máximo, existe uma longa estrada. Há muita coisa para se aprender para além do ensino básico. Quanto mais atividades variadas o aluno fizer em paralelo com as aulas no decorrer de seu desenvolvimento, mais habilidades diversificadas ele terá.
Cada atividade extracurricular agrega ao estudante em certa medida. Algumas trazem conhecimentos que lhe darão mais independência em situações da vida diária. Outras, trazem saberes que ele usará na carreira ou que definirão a sua própria profissão. Há ainda as que o ajudarão a ter uma vida mais saudável física, social e emocionalmente.
O ideal é que o aluno possa participar de atividades de áreas diferentes, como por exemplo: inglês, natação e culinária; ou dança, escrita literária e robótica. Assim, suas habilidades se estenderão por diferentes terrenos, ampliando o seu leque de possibilidades futuras.
-
Descoberta de talentos ocultos
Imagine se Chopin nunca tivesse tido contato com um piano, se Baryshnikov nunca tivesse tido a oportunidade de dançar e se Leonardo da Vinci nunca tivesse chegado perto de uma tela. De que forma eles descobriram os seus potenciais? Meio difícil, né? A genialidade precisa de oportunidade para se revelar.
O que eu quero dizer com isso? Que há talentos inacreditáveis que podem estar ocultos e que não virão à tona se a criança não tiver contato com o que é necessário para descobri-los. É aí que entram as atividades extracurriculares!
É claro que nem todos os talentos dependem delas. Alguns podem ter vínculo com as disciplinas normais do ensino básico. Afinal, temos grandes nomes da física, da química, da matemática e da literatura, não é mesmo? Porém, e quanto ao resto?
Há muitas áreas que o ensino básico não cobre, e nas quais já se revelaram talentos que encantaram o mundo e marcaram a história. Uma atividade extracurricular pode ser uma oportunidade para um prodígio se descobrir. Então, não ignore essa possibilidade!
-
Mercado de trabalho
Existem atividades extracurriculares que estão diretamente ligadas a conhecimentos muito requisitados pelo mercado de trabalho. Programação e robótica, por exemplo, podem ter um peso considerável no currículo, visto que estamos em um mundo cada vez mais permeado pela tecnologia e robotização em inúmeras áreas de atuação.
Também não podemos deixar de mencionar as atividades extracurriculares de idiomas. Um profissional fluente em inglês, por exemplo, tem muito mais portas abertas, pois há uma grande quantidade de vagas que exigem o idioma, e poucos profissionais aptos a ocupá-las. Esses postos, é claro, pagam salários consideravelmente maiores.
Mesmo quando uma atividade extracurricular não tem essa ligação tão evidente com a carreira, ainda assim ela sempre trará algum “elemento agregador” nesse aspecto. Há práticas, por exemplo, que estimulam o trabalho em equipe. Outras, o raciocínio lógico. Outras ainda, a gestão do tempo, e assim por diante. São aspectos bem relevantes no mundo do trabalho.
-
Melhora no desempenho escolar
Participar de uma atividade extracurricular pode colaborar para a melhora do desempenho do aluno nas disciplinas do ensino básico. Isso porque cada atividade traz alguma contribuição específica para o desenvolvimento dele.
Atividades esportivas, por exemplo, melhoram a concentração. Atividades da área tecnológica melhoram o raciocínio lógico. Atividades artísticas melhoram a criatividade. Todos esses fatores contribuem para o desempenho do aluno em sala de aula.
Além disso, há atividades que estão diretamente ligadas às disciplinas escolares, como cursos de inglês e espanhol e oficinas de escrita criativa. Nesses casos, a contribuição é mais evidente.
-
Sociabilização
A sociabilização é um benefício que se destaca quando o assunto são as atividades extracurriculares. Isso porque, ao realizar uma atividade, o aluno convive com outras pessoas diferentes das de sua turma. Como elas escolheram fazer a mesma atividade que ele, é possível que tenham perfis e gostos semelhantes, o que facilita a sociabilização.
Há também atividades extracurriculares que são coletivas, como teatro, futebol, dança, coral, entre outras. Nelas, a interação entre os participantes não é apenas favorecida, ela é uma necessidade inerente à prática.
Socializar nesses meios deixará o aluno mais confiante para socializar fora deles. Então, esse benefício é ainda maior quando estamos falando de estudantes mais tímidos, com mais dificuldade de se entrosar com os colegas da turma do colégio.
Benefícios das atividades extracurriculares para a escola
Não é apenas o aluno que colhe benefícios ao praticar uma atividade extracurricular. A escola que a oferece também tem muitas vantagens! Vamos ver algumas:
-
Retenção de alunos
Escolas que oferecem atividades extracurriculares aumentam o vínculo de pais e alunos com a instituição. Isso porque o estudante passa mais tempo na escola e cria uma rotina dentro dela no contraturno. Já os pais veem os benefícios que essa nova atividade está trazendo para o filho.
Com o aluno tendo toda essa rotina de atividades extracurriculares, é muito mais difícil que os pais decidam trocá-lo de instituição. Afinal, na que ele está atualmente, pode fazer tudo em um só lugar: Já em uma outra, os pais teriam que achar um curso externo e levar o filho até lá, o que não seria nada prático.
-
Diferencial competitivo
Muitas escolas não possuem atividades extracurriculares. Então, aí está uma boa oportunidade de se diferenciar da concorrência. Se a sua instituição oferecer essas práticas, terá um forte diferencial competitivo. Ele pode, inclusive, ser bem explorado em campanhas de marketing.
Dependendo da região em que estiver, a sua escola tem a possibilidade até de se tornar uma referência no local, e justamente por oferecer a opção de atividade extracurricular, coisa que as outras do entorno não têm. Afinal de contas, não faltam instituições de ensino por aí, mas quantas oferecem um diferencial relevante como esse?
-
Rendimento extra
A oferta de atividades extracurriculares também pode representar uma renda extra para as instituições de ensino. Afinal, cada uma delas terá uma mensalidade a ser paga, e isso será uma nova fonte de receita recorrente para a escola.
É possível, inclusive, disponibilizar essas atividades para interessados que ainda não são alunos do colégio. Assim, o público será maior, e a quantidade de entradas no caixa da instituição também. A saúde financeira da escola só tem a ganhar!
Qual tipo de atividade extracurricular a escola pode oferecer?
A instituição de ensino pode oferecer qualquer tipo de atividade extracurricular. As opções são inúmeras! Confira algumas delas:
-
Música
Atividades ligadas à música, como aulas de violão, de teclado, de canto, de bateria etc., são muito procuradas por crianças e adolescentes. Essas práticas trabalham com o lado direito e esquerdo do cérebro, o que tem o potencial de estimular diversas habilidades. Tais atividades também favorecem a concentração e o aprendizado.
-
Teatro
O teatro é uma outra atividade extracurricular que sempre tem alta procura. Ele proporciona diversos benefícios ao aluno, como melhora da concentração e da capacidade de memorização, aumento da capacidade criativa, redução da timidez, aumento da autoconfiança e enriquecimento no campo cultural.
-
Idiomas
Cursos de idiomas – em especial inglês e espanhol – estão entre os considerados como os mais necessários. Mesmo quando os estudantes ainda são novos para verem o valor deles, os pais os veem e matriculam os filhos. Os maiores benefícios da prática são as oportunidades que esse conhecimento trará no futuro profissional e a capacidade de se comunicar em outros países.
-
Robótica
Com o mercado de trabalho se voltando cada vez mais para a tecnologia e a robótica, a atividade extracurricular de robótica vem ganhando destaque crescente. Os alunos gostam das práticas e os pais enxergam o seu valor. Alguns benefícios que a atividade proporciona são: o desenvolvimento do raciocínio lógico, o aprendizado ativo e o aumento da concentração.
-
Culinária
A culinária é uma atividade extracurricular que ajuda o estudante a ganhar independência em relação a um aspecto básico da vida diária: a alimentação. Com a prática, ele se torna apto a cozinhar as suas próprias refeições, um conhecimento que sempre terá a sua utilidade. Além disso, há outros benefícios, como o estímulo à criatividade, a melhora da coordenação motora e o desenvolvimento de foco e concentração.
-
Marcenaria
A marcenaria é uma atividade extracurricular que os alunos fazem por prazer e que também tem uso prático, seja para pequenos consertos em casa ou como fonte de renda. A atividade traz muitos benefícios ao aluno, como o aumento da concentração, o desenvolvimento da coordenação motora, o estímulo à criatividade, a autonomia e a aplicação prática de conceitos matemáticos.
-
Dança
A dança é uma atividade extracurricular de grande procura. Ela pode ser voltada ao balé, ao street dance, ao fitdance, à dança contemporânea etc. A prática de dança traz benefícios como a melhora da postura, da noção de espaço, da consciência corporal, da coordenação motora grossa, da flexibilidade e o fortalecimento da musculatura.
-
Esportes
Existem diversas opções de atividades extracurriculares ligadas ao esporte que podem ser oferecidas, tais como: futebol, voleibol, basquetebol, handebol, atletismo, ping-pong, entre outras. Em geral, práticas esportivas apresentam benefícios como: melhora da concentração, estímulo ao trabalho em equipe, melhora da saúde física e mental e desenvolvimento da coordenação motora.
Como manter os pais informados sobre a atividade extracurricular do filho?
Para as escolas, faz muito sentido manter os pais e responsáveis informados sobre as rotinas dos alunos nas atividades extracurriculares. Isso fará com que as famílias se engajem ainda mais com a instituição e vejam o seu valor.
Nesse sentido, é interessante que os pais recebam:
- Registros periódicos de imagens das práticas sendo executadas
- Informes diários, semanais ou mensais sobre a evolução do aluno na atividade extracurricular
- Informação sobre o conteúdo de cada módulo (se for o caso)
- Apostilas, vídeos e materiais complementares
- Convites para que os pais assistam a campeonatos, apresentações e mostras
Como a ClipEscola pode ajudar?
A ClipEscola tem tudo o que a sua instituição precisa para realizar a comunicação com as famílias e mantê-las informadas sobre as atividades extracurriculares dos filhos. Tudo é feito por meio da Agenda Digital Escolar, o carro-chefe da nossa solução!
A nossa agenda dispõe de recurso para a captura de imagens, então, as fotos podem ser tiradas diretamente pelo app. A escola pode enviá-las aos pais individualmente ou massivamente. Na segunda opção, basta criar uma categoria de envios para cada atividade extracurricular.
Para manter os pais informados periodicamente sobre a evolução dos filhos, temos um recurso chamado Pareceres. É um template de rápido preenchimento que já possui campos que podem ser previamente personalizados pela escola. Assim, em poucos minutos, o professor da atividade extracurricular já consegue fazer o preenchimento e realizar o envio.
A instituição também pode enviar qualquer material que desejar aos pais por meio do app. Temos a tecnologia de armazenamento em nuvem, então, mesmo arquivos pesados podem ser enviados sem a preocupação com consumo de memória.
Quando houver alguma apresentação, campeonato ou mostra artística, a escola também conseguirá enviar um lindo convite personalizado aos pais pela agenda digital. Na mesma hora eles já poderão confirmar a presença. O compromisso então ficará sincronizado com a agenda do celular deles e enviará notificações para que não se esqueçam.
Quer conhecer melhor a Agenda Digital ClipEscola e saber todas as vantagens dela para as atividades extracurriculares da sua escola? Basta solicitar o nosso contato por aqui.
Leia mais
– Saiba como investir em atividades extracurriculares na sua escola
– Agenda Digital: transforme a comunicação da sua escola